Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biossíntese de Carboidratos

* Síntese fotossintética de carboidratos: A síntese de carboidratos em células animais utiliza precursores contendo sempre pelo menos três carbonos, todos eles menos oxidado do que o carbono no co2. Em contraste, plantas e micro-organismos fotossintéticos podem sintetizar carboidratos a partir de co2 e H20, reduzindo o co2 ás custas da energia e do poder redutorfornecido pelo ATP e pelo NADPH gerados pelas reações dependentes de luz da fotossíntese.
O metabolismo de carboidratos é mais complexo em células vegetais do que em animais ou em micro-organismos não fotossintéticos. Além das vias universais da glicose e da gliconeogênese, as plantas apresentam as seqüências singulares de reações para a redução do co2 a trioses-fosfato e avia redutora associadada pentose-fosfato.

* Os três estágios da assimilação de co2 em organismos fotossintéticos: O primeiro estágio na assimilação do co2 em biomoléculas é a reação de fixação de carbono: a condensação de co2 com um aceptor de cinco carbonos, a ribulose-1,5-bi fosfato, para formar duas moléculas de 3-fosfoglicerato. O segundo estágio é a redução: o 3-fosfoglicerato é reduzido a trioses-fosfato. Eo terceiro estágio é a regeneração do aceptor: cinco das seis moléculas de trioses-fosfato são usadas para regenerar três moléculas ribulose-1,5-bi fosfato.

* Biossíntese de amido e sacarose: A amido-sintase nos cloroplastos e amiloplastos catalisam a adição de resíduos individuais de glicose, doados por ADP-glicose, à extremidade redutora da molécula de amido por um mecanismo de interaçãode duas etapas. A sacarose é sintetizada no citosol em duas etapas, ao partir de UDP-glicose e frutose-1-fosfato. As participações das trioses-fosfato entre síntese de sacarose e a síntese de amido é regulada pela frutose-2,6-bi fosfato, um efetor alostérico das enzimas que determinam o nível de frutose-6-fosfato. A concentração de frutose-2,6-bi fosfato varia inversamente com a velocidade dafotossíntese, o precursor da sacarose.

Biossíntese de Lipídios

* Biossíntese de ácidos graxos e eicosanóides: A oxidação dos ácidos graxos ocorre pela remoção oxidativa e sucessiva de unidades com dois átomos de carbono (acetil-CoA). É um processo que ocorre por meio de diferentes vias, são catalisadas por diferentes grupos de enzimas e localizam-se em compartimentos distintos nas células. Osácidos graxos saturados de cadeia longa são sintetizados pelo acetil-CoA por um sistema citozóico de seis atividades enzimáticas e uma proteína transportadora de grupos acima (ACP). Existem dois tipos de enzimas e ácido graxo-sintase. A AGS I, encontrada em vertebrados e fungos, consiste de polipeptídios multifuncionais. A AGS II é um sistema dissociado, encontrado em bactérias e plantas. Ambascontêm dois tipos de grupos–SH (um fornecido pela fosfo-panteteína da ACP, o outro por um resíduo de Cys da β-cetoacil-ACP-sintase) que funcionam como transportadores de intermediários acil graxos. Malonil-ACP, formada a partir de acetil-CoA (transportada para fora da mitocôndria) e CO2, condensa-se com o grupo acetil ligado ao –SH da Cys, gerando acetoacetil-ACP, com liberação de co2. Esta etapa éseguida por redução do derivado D-β-hidroxiacila, desidratação produzindo trans-Δ2-acetil-ACP insaturada e redução a butiril-ACP. NADPH é o doador de elétrons para ambas as reduções. A síntese dos ácidos graxos é regulada na etapa de formação de malonil-CoA.
Mais seis moléculas de malonil-ACP reagem sucessivamente na extremidade carboxila da cadeia do acido graxo em crescimento, formandopalmitoil-ACP, o produto final da reação do acido graxo-sintase. O palmitato livre é liberado por hidrolise.

* Biossíntese de triacilgliceróis: Ao triacilgliceróis são formados pela reação de duas moléculas de acil graxo-CoA com glicerol-3-fosfato, formando ácido fosfatídico; esse produto é desfosforilado a um diacilglicerol, e então acilado por uma terceira molécula de acil graxo-CoA para gerar...
tracking img