Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modo de Vida
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Existem dois tipos morfológicos de indivíduos: os pólipos e as medusas.Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. São diblásticos, protostômios e com simetria radial. Podem formar colônias comoé o caso das caravelas e dos corais.

Pólipo
Medusa
Tegumento
Possuem três camadas que constituem o corpo: epiderme (camada mais externa, com células sensoriais e cnidócitos),mesogléia (camada gelatinosa que possui células nervosas formando um sistema nervoso difuso) egastroderme (revestimento da cavidade gastrovascular). A mesogléia é muito mais desenvolvida nasmedusas, o que confere aspecto gelatinoso.

Sistema Nervoso
Os celenterados possuem um sistema nervoso difuso.
Digestão
Os pólipos e as medusas apresentam boca, mas não possuemânus. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca. A excreção ea respiração ocorrem por difusão.

Defesa
Os cnidários possuem um tipo especial de células, os cnidócitos (cnidoblastos ou nematoblastos), células de ataque e defesa, em maiorquantidade nos tentáculos. Quando o cnidocílio é estimulado, um filamento que fica dentro do nematocisto é disparado. Este filamento possui um líquido urticante que pode provocar desdequeimaduras até a morte.

Reprodução
Tipos de reprodução: assexuada (brotamento e estrobilação) e sexuada, podendo haver alternância de gerações
Sexuada: há presença de gônadas. Existemespécies monóicas e dióicas. Pode haver alternância de gerações envolvendo pólipos e medusas. Leia mais sobre reprodução dos cnidários.
Existem três classes: Hydrozoa, Scyphozoa e Anthozoa.
tracking img