Microbiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAHESA - FACUDADE DE CIENCIAS HUMANAS ECONOMICA DA SAUDE DE ARAGUAINA.
ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA.
ODONTOLOGIA












MICROBIOLOGIA

Débora
Iza Santos Salles
Luiz Filipe Dias Cardoso
Poliana Silva Martins
Regina
Thayane








Araguaina/TO
Junho/2012

Débora
Iza Santos Salles
LuizFilipe Dias Cardoso
Poliana Silva Martins
Regina
Thayane









MICROBIOLOGIA





Trabalho realizado para obtenção de nota e conhecimento
na matéria de Microbiologia com
o Dr. Ricardo Guerra.





Araguaina/TO
Junho/2012

SUMÁRIO
Págs.

1.0 – Introdução 4
2.0 - Abundancia e Diversidade Microbiana em Amostras Ambientais4
3.0 - Isolamento de Bactérias de Microbiota Humana 4
4.0 - Coloração de Gram 4



























Introdução

Com a diversidade da população microbiana indica que elas tiram proveito de qualquer meio encontrado em seu ambiente. Diferentes quantidades de oxigênio, luz e nutrientes podem existir de algunsmilímetros de solo.
Os micróbios especialmente os que pertencem aos domínios Bacteria e Archaea que vivem no habitat mais amplamente clareável da terra. Eles são encontrados em fontes de água fervente a cerca de 5.000 bactérias isoladas a cada milímetro de neve no polo norte. Micróbios foram coletados de minúsculos orifícios em rochas a 1 km ou m ais de profundidade. Existem boas evidencias debactérias se desenvolvendo em nuvens, a partir de amostras coletadas sobre os picos das montanhas dos Alpes.
Assim, a partir de processos como a fotossíntese e a respiração dos microrganismos, as condições para a evolução de organismos mais complexos.






















Relatório 1º

Abundancia e Diversidade Microbiana em Amostras AmbientaisMuitos microrganismos são agente patogénicos, mas muitos são benéficos para outras espécies, vivendo como simbiontes, ou para o meio ambiente, como as bactérias que decompõem a matéria orgânica dentro do ciclo biogeoquímico. Podem encontrar microrganismos em todos os habitats, desde o fundo dos oceanos, passando pelo solo terrestre, e até na atmosfera. Os micróbios que causam deterioração dealimentos, como as partes amolecidas nas frutas e nos vegetais, decomposição de carnes, e pedaços de gordura e óleos é benéfica para os seres humanos, outros animais e plantas.

Objetivo:
Verificação e presença de formas de vida microbiana em diferentes compartimentos do ambiente a qual todos os alunos presentes utilizaram o ambiente como forma de estudo para observar a variação do crescimentomicrobiano.

Material e técnica:
- Placa de Petri contendo Nutrientes Agar (NA) e Agar Sabouard(AS)
- Swab + Tubo contendo solução salina estéril
- Eppendof (900 µL de solução salina)
- Alça de Drigasky
- Pipeta de 0,1 /mL; ponteiras estéreis
- Erllenmeyer (20mL solução salina)

Procedimento: (Solo)
Foi realizado realizada a pesagem de 1g do solo e transferi-lo para o Ernlenmeyere adicionado 20 ml de solução salina (Nacl 0,85), agitando em movimentos circulares (sobrenadante) por 15 segundos e aguardar a sedimentação/fixação do solo, após pipetar 100 µL do Eppendorf para a superfície do meio Agar Sabourd para que possa ser observada a diversidade microbiana de bactérias e fungos, em seguida espalhar com alça de Drigalsky uma porção de 0,1 ml e para finalizar encubar por28º C.

Procedimento: (Material de Uso cotidiano)
Foi possível coletar amostras do aparelho celular do aluno, sendo realizado o esfregaço na superfície do objeto com o Swab, devolver o Swab para o tubo, a seguir agita-lo juntamente com o Swab por 15 segundos, logo após pipetar 100 µL da solução tubo de ensaio e transferi-lo para a superfície do meio Agar Nutriente, finalizando o...
tracking img