Microbiologia e imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CETEC SÃO LUCAS
CENTRAL DE CURSOS TÉCNICOS

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

MICROORGANISMOS - BACTÉRIAS

ALUNAS:

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3
CAPÍTULO I - REINO MONERA: AS BACTÉRIAS. 4
I.1 - Classificação dos seres vivos 4

CAPÍTULO II- Morfologia e fisiologia das bactérias.. 6
II.1 - A célula procariota 6
II.2 - Morfologia 8
II.3 - Nutrição 9
II.4 - Respiração 10
II.5 - Reprodução 11CAPÍTULO III Malefícios e benefícios das bactérias 12
III.1 - Malefícios 12
III.2 - Benefícios 15

APÊNDICE - GUIA DE ESTUDO - BACTÉRIAS...........................................................................................16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20

INTRODUÇÃO


INTRODUÇÃO
Este trabalho tratará sobre as bactérias, que são os seres vivos mais simples do ponto de vistaestrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. Será falado sobre sua estrutura, metabolismo, crescimento e reprodução, malefícios e benefícios

CAPÍTULO I - REINO MONERA: AS BACTÉRIAS

I.1 - Classificação dos seres vivos, de acordo com Woese (1977)

A princípio, acredita-se que estes 3 domínios divergiram a partir de um ancestral comum.
Archaea: sãoorganismos procariotos, anteriormente denominados arqueobactérias, porque foram inicialmente isolados de ambientes inóspitos, considerados semelhantes ao ambiente existente quando a vida surgiu na Terra. Por esta razão, as archaeas foram durante muito tempo consideradas "fósseis vivos", como se fossem as formas ancestrais das bactérias existentes atualmente. Posteriormente, verificou-se que, embora váriosmembros deste grupo sejam, de fato, encontrados em ambientes extremos, muitos são isolados a partir de ambientes considerados "amenos", tais como solos, oceanos, trato intestinal de mamíferos, etc.

Bacteria: Corresponde a um enorme grupo de procariotos, anteriormente classificados como eubactérias, representadas pelos organismos que compõem a microbiota normal e invasora do homem e outrosanimais, e bactérias encontradas nas águas, solos, vegetais, ar e ambientes em geral. As bactérias representam os menores e mais simples seres do planeta, englobando cerca de 4 800 espécies.

Eukarya: No âmbito microbiológico, compreende as algas, protozoários e fungos (os animais e vegetais também pertencem ao domínio Eukarya).
As algas caracterizam-se por apresentarem clorofila (além de outrospigmentos), sendo encontradas basicamente nos solos e águas.
Os protozoários correspondem a células eucarióticas, não pigmentados, geralmente móveis e sem parede celular, nutrindo-se por ingestão e podendo ser saprófitas ou parasitas.
Os fungos são também células sem clorofila, que apresentam parede celular, realizam metabolismo heterotrófico, e nutrem-se por absorção.

Como mencionadoanteriormente, os vírus são também abordados pela microbiologia, embora sejam entidades acelulares, que não apresentam metabolismo próprio, sendo dependentes de uma célula hospedeira.

CAPÍTULO II Morfologia e fisiologia das bactérias:
II.1 - Conceitos básicos

Várias espécies de bactérias são parasitas, provocando doenças em outros seres vivos- inclusive o homem. Mas há também bactérias úteis,como as que vivem no intestino humano e fabricam vitamina K e vitaminas do complexo B, as que digerem a celulose no tubo digestivo dos ruminantes e as que são utilizadas na produção de iogurtes e queijos. Não podemos esquecer também que as bactérias são fundamentais para a reciclagem da matéria na natureza, pois, juntamente com os fungos, respondem pela decomposição dos resíduos orgânicos e doscadáveres. Essa capacidade de decomposição é aproveitada pelo homem,que usa bactérias do gênero Pseudomonas para decompor o petróleo que vaza no mar

II.1.1 - A célula procariota

As bactérias constituem os menores organismos do planeta (senão considerarmos os vírus): a maioria mede entre 0,5 e 1 um,cerca de dez vezes menores que as células eucariotas.Praticamente todas as bactérias possuem um...
tracking img