Microbiologia e.coli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


1. ESCHERICHIA COLI.



A Escherichia coli é uma espécie de bactéria alongada em forma de bastonete, ou seja, forma de bacilo. Ela pertence ao grupo de bactérias gram-negativas, não formadoras de esporos, e se movimentam através de flagelos ou são imóveis. Fazem parte da família Enterobacteriaceae e estão presentes na microbiota do trato intestinal de humanos e da maioria dosanimais homeotermos (PRADO, l997).

Normalmente as bactérias E. coli, sintetizam vitaminas K e B, que são absorvidas pelo corpo e em troca o intestino fornece nutrientes para elas. Além disso, a e E.coli produz a proteína bacteriocina, que cessa o crescimento de bactérias relacionadas com micróbios patogênicos Salmonella e Shigella apresentando uma associação mutualística com o hospedeiro, ondeambos são beneficiados (TORTORA, FUNKE & CASE, 2005).

A E.coli está presente na flora fecal normal humana, podendo causar a contaminação fecal de alimentos. Muitas cepas de Escherichia coli não são patogênicas, porém as que são podem resultar em infecções urinárias, septicemias, meningites e outros tipos de infecção (TRABULSI; CAMPOS 1999).

Então, podemos dizer que essa bactéria podeprovocar tanto doenças intestinais quanto extra intestinais.

Para identificação das cepas de Escherichia coli, estabelecimento dos métodos sorológicos proposto por KAUFFMAN (1947) propôs que amostras desta bactéria fossem identificadas tendo como base seus principais antígenos de superfície, que são os antígenos O (somáticos), antígenos K(capsulares), antígenos H (flagelares) e antígenos F(fimbriais).

Estes antígenos de superfície (também denominados adesinas ou fatores de colonização, ou antígenos de aderência) são estruturas das células bacterianas que as possibilitam colonizarem, sobreviver e multiplicar-se em um determinado tecido. Praticamente todos os patógenos possuem estratégias de adesão aos tecidos de seus hospedeiros. A adesão às células de certas mucosas de órgãos, como porexemplo, as do intestino evita que a bactéria seja removida pelos movimentos peristálticos, tornando um fator essencial para a habitação e processo infeccioso e sendo um dos primeiros passos para o surgimento de um quadro clínico(MICROBIOLOGIA BRASIL,2009).





1.1 Categorias de Escherichia coli relacionadas com as infecções intestinais.





Em relação as infecções intestinais(patogenias mais comuns causadas pela E.coli), pelo menos seis categorias de Escherichia coli são conhecidas (CAMPOS; TRABULSI, 1999).

Essas categorias são determinadas pelo tipo de enterotoxina (toxina produzida no intestino, por exemplo, a toxina termolábil ou a termoestável ou de aderência) que a bactéria produz (GUERRANT, 2005).



• E.coli enterotoxigenica (ETEC): As E.coli ETEC constituem aforma principal de mortalidade e morbidade por diarreia em nível global, atingindo principalmente crianças que vivem em condições mais precárias e viajantes (GUERRANT,2005).

O subgrupo ETEC é o grande causador da diarreia dos viajantes por intoxicações alimentares entre turistas e viajantes. Um viajante pode ingerir E.coli para a qual não tem defesas através de uma intoxicação alimentar ou aingestão de água contaminada(WIKPÉDIA,2011).



Para Sach (2005) os viajantes de países desenvolvidos e com boa estrutura sanitária são os indivíduos muito suscetíveis a contrair a diarreia devido a fragilidade do seu sistema imunológico a certos patógenos quando viajam de repente para uma região endêmica. Durante o período das três primeiras semanas 25 a 50% dos viajantes adquirem uma doençadiarreica, após esse tempo essa taxa cai devido ao desenvolvimento da imunidade.

O quadro clinico da diarreia do viajante resulta em uma diarreia febril, secretória e aquosa. Esta ultima pode durar de 2 a 4dias, podendo ser frequentes as evacuações por dia e causar uma desidratação significante.

A hidratação é um tratamento básico para a diarreia do viajante e deve ser iniciado o mais cedo...
tracking img