Microbiologia: shiguela, escherichia coli, vibrio cholerae, salmonela

1504 palavras 7 páginas
Microbiologia: shiguela, escherichia coli, vibrio cholerae, salmonela
SHIGELLA
O gêmero shigella é constituído de quatro espécies, designadas S. dysenteriae, S. flexinere, S. boydii e S. sonney.
As shigelas são semelhantes aos outros membros da família Enterobacteriaceae. Diferem da maioria por serem imóveis no teste-padrão de motilidade. Através de estudos de hibridição de DNA, A Shigella não pode ser diferenciada de E. coli, e ambas são consideradas, inclusive, como uma única espécie por alguns autores. Shigella infecta principalmente o homem e , excepcionalmente, outros primatas como macacos e chimpazés, causando shilose ou disenteria bacilar. Raramente ocorre em animais.
● FATORES DE VIRULÊNCIA:
Os genes de virulência da shigella localizam-se em um plasmídio (Pinv) bem como no cromossomo da bactéria. Os genes codificam as sínteses das proteína de invasão, outros genes envolvidos no sistema de secreção destas proteínas e os genes de regulação VirB são plasmidiais. As toxinas encontram-se no cromossomo da Shigella operons que regulam a expressão de vários genes de virulência. A perda de plasmídio de virulência implica na perda de fenótipos invasivos. Esse plasmídio alberga um lócus de 30 kb que contém todos os genes necessários para a entrada na célula hospedeira. Essa célula é divididaem dois pontos: lócus Mxi- Spa e lócus Ipa.
●PATPGÊNESE:
A Shigella causa doença ao invadir as células que revestem a mucosa colonica, multiplicando- se em seu interior. As especies de shigellas são capazes de lisar o vacúolo fagocitico e multiplicar- se no citoplasma da célula hospedeira, ao contrario da salmonella que mutiplica- se no vacúolo.
● SINDROMES CLINICAS:
A shigelose caracteriza- se por: colicas abdominais, diarreias, febre e fezes sanguinolentas.

ESCHERICHIA COLI
Este microrganismo esta associado a uma variedade de doenças, incluindo meningite, gastroenterite, infecção das vias urinárias e sepse.
● PATOGENIA E IMUNIDADE:
E. coli possui uma

Relacionados

  • BIOSSEGURANÇA DA SAUDE
    47708 palavras | 191 páginas