Microbiologia do álcool

Páginas: 5 (1136 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
1. INTRODUÇÃO

A transformação da matéria-prima em álcool é efetuada por microrganismos, usualmente leveduras da espécie Saccharomyces cereviseae, por meio da fermentação alcoólica. Para que a fermentação tenha sucesso, dentro de especificações técnicas, é muito importante que se misture ao mosto uma quantidade de leveduras capaz de converter os açúcares em álcool e gás carbônico, dentro dedeterminadas condições. Este conjunto de microrganismos recebe o nome de pé-de-cuba ou simplesmente fermento.
As leveduras utilizadas na indústria do álcool e das aguardentes devem apresentar certas características, como: velocidade de fermentação; tolerância ao álcool; rendimento; resistência e estabilidade. A velocidade de fermentação é determinada pela quantidade de açúcar fermentado por umaquantidade de leveduras durante um certo tempo.
O ganho em produtividade por meio de fermentações rápidas aumenta a produção diária e reduz, conseqüentemente, o custo de produção e o risco de contaminação por microrganismos prejudiciais.  O rendimento, ou seja, a relação entre açúcar consumido e álcool produzido, deve ser elevado, sendo essa condição essencial para uma levedura industrial.

2.HISTÓRICO DA PRODUÇÃO DE ÁLCOOL NO BRASIL
Iniciou – se através do PROÁLCOOL, em meados da década de 70, em decorrência da chamada crise de energia, quando os preços do petróleo sofreram choques mundiais, refletindo imediatamente na balança econômica do país. Atualmente, o futuro do programa no Brasil é incerto, pois a fonte primária de energia no mundo continua sendo o petróleo, o qual recebegrandes investimentos, que geram economia de escala que o torna altamente competitivo.
Não poderia deixar de ocorrer, portanto, o desenvolvimento de processos visando à produção de linhagens melhoradas de levedura Saccharomyces cereviseae, responsável pela produção de etanol. Linhagens mais produtivas, com características desejáveis para a produção de etanol e com monitoramento na indústria comtécnicas de marcação molecular, foram desenvolvidas em vários laboratórios, salientando-se os da ESALQ/USP, em Piracicaba. Por tecnologia do DNA recombinante, os laboratórios de pesquisa da Universidade de Brasília e da USP desenvolveram em conjunto linhagens de leveduras contendo genes de amilase capazes de utilizar o amido, por exemplo, de mandioca ou batata-doce, na produção de etanol. Essasleveduras manipuladas geneticamente estão sendo aperfeiçoadas e poderão desempenhar um importante papel na produção de etanol.

3. LEVEDURAS
4.1. O que são?
As leveduras são fungos que se apresentam predominantemente sob a forma unicelular. Como células simples, reproduzem-se e crescem mais rapidamente do que os bolores.
4.2. Características gerais.
A sua multiplicaçãonecessita de energia, que provém da degradação da glicose. São diferentes das algas pois não realizam fotossíntese, e não são protozoários pois possuem uma parede celular rígida.
A reprodução mais predominante é a assexuada, por gemulação. Esta ocorre da seguinte maneira: desenvolve-se uma pequena saliência na célula-mãe vai desenvolver-se por processos mitóticos, mais tarde essa saliênciasepara-se da célula-mãe, tornando-se numa nova célula.
A respiração das leveduras é anaeróbia facultativa, dependendo do ambiente em que se encontra; ou seja, se existe oxigênio suficiente ou não. Neste caso, o modo de obter energia, dependendo da quantidade de oxigênio, pode ser a Fermentação ou a Respiração Aeróbia.
São diferenciadas das bactérias por causa da suas grandes dimensões e daspropriedades morfológicas. São diferenciadas umas das outras devido às suas características fisiológicas. Existe aproximadamente 350 espécies diferente de leveduras, separadas em cerca de 39 gêneros.

Esquema mostrando as estruturas de uma levedura típica, como as de Saccharomyces cerevisiae.

O habitat ideal para as leveduras é o que tem alto teor de açúcar, como frutas, flores ou cascas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alcool
  • alcool
  • ALCOOL
  • Alcool
  • ALCOOL
  • Alcool
  • Alcool
  • Alcool

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!