Microbiologia de carne caprina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO

Há cerca de Dez mil anos, a cabra foi o primeiro animal domésticodo a produzir alimentos para o homem (Ribeiro, 1997). Os caprinos e ovinos estão entre os ruminantes de maior distribuição no globo terrestre, servindo de importante fonte alimentar desde o início da civilização. Neste contexto, observa-se que a carne de caprinos e ovinos se destaca entre as carnes vermelhas maisconsumidas pelo homem (Madruga, 2005).

Segundo a FAO (Food Agriculture Organization, 2007), um quinto da população mundial alimenta-se de carne. Por esta razão, atualmente se tem a preocupação de proporcionar às pessoas uma carne mais saudável, uma vez que este alimento se caracteriza pela natureza das proteínas que o compõe. (PIGATTO BARROS, 2003). Segundo dados da FAO (2010), a população mundialde caprinos foi de 880 milhões de cabeças, com forte concentração nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento (mais de 90% do total). A China tinha o maior efectivo, com mais de 152 milhões de cabeças, seguida pela Índia com 126 milhões e Bangladesh com 60 milhões.

Dados do Instituto Nacional de Estatística (2010), indicaram que o efectivo de caprinos em Moçambique até ao ano de 2010 era de791 322 cabeças, o que correspondeu a 0.08% do efectivo mundial, taxa consideravelmente muito baixa. Na província de Manica, até ao mesmo ano apresentava um efectivo de 82 370 cabeças, o que correspondeu a 10.41% do efectivo total do país e os restantes 90% estando distribuídos pelas outras províncias. Até ao mês de Maio do ano 2012, a cidade de Chimoio contribuía com um total de 440 cabeças degado caprino (Serviços Provinciais de Pecuária de Manica, 2012).


A carne caprina na Cidade de Chimoio é comercializada em pedaços e não se faz a pesagem das peças. Os comerciantes fundamentam pelo facto de tornar o preço mais acessível para os consumidores, variando de 5,00mt até 200,00mt cada corte. Segundo o Conselho Municipal de Chimoio (2012) existem precisamente 3 mercados formais quecomercializam a carne caprina, nomeadamente Mercado Mpulango, Mercado Feira e Mercado Francisco Manyanga (conhecido como mercado 38), que para o presente estudo iremos identifica-los de A, B e C respectivamente. Com esta pesquisa, busca-se conhecer a qualidade de carne caprina comercializada em três mercados da cidade de Chimoio, dada a sua máxima importância na saúde pública.



1.1 Hipóteses

➢Hipótese nula: A carne caprina comercializada nos mercados A, B, C de Chimoio não tem qualidade;

➢ Hipótese alternativa: A carne caprina comercializada nos mercados A, B, C de Chimoio é de boa qualidade.





2.0 OBJECTIVOS


2.1 Geral

➢ Avaliar a qualidade de carne caprina “in natura”, comercializada em três mercados da cidade de Chimoio.





2.2 Específicos

➢ Identificar a presençade coliformes totais, coliformes fecais na carne caprina “in natura”;

➢ Identificar as formas de conservação de carne caprina nos três mercados;

➢ Analisar os critérios de comercialização da carne caprina estabelecidos pelos comerciantes nos três mercados;

➢ Avaliar o perfil do consumidor da carne caprina comercializada nos três mercados.










3. METODOLOGIA

O estudo comobjectivo em analisar a qualidade da carne caprina “in natura”, comercializada em três mercados da cidade de Chimoio, será feito com base de uma pesquisa exploratória que segundo Silva e Meneses (2001) é uma pesquisa que visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vista a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. A escolha dos três mercados, surge pelo facto de serem os únicos mercadosformais que comercializam a carne caprina na Cidade de Chimoio (CMC, 2012). Esta pesquisa que será realizada em três mercados terá três (3) componentes: Exame microbiológico com objectivo de pesquisar a presença de coliformes totais e agentes aeróbios mesofilos totais na carne caprina “in natura”; Aplicação de inquéritos para avaliar o perfil do comerciante de carne caprina nos três mercados; e...
tracking img