Microbiolagia

1573 palavras 7 páginas
Trichophyton
É uma denominação genérica de um fungo que causa uma série de doenças conhecidas como Dermatofitoses

As Dermatofitoses, Dermatomicoses ou Tinhas são infecções superficiais provocadas por fungos do grupo dos dermatofitos, benignas mas incômodas e inestéticas, como o Pé-de-atleta, também conhecido por Tinea pedis.
Infectam os tecidos superficiais consituidos por células mortas e queratinizadas, como as da pele, pêlos (incluindo cabelo) e unhas, mas não afetam os tecidos vivos. Em cultura ou na vida livre não parasitária, apresentam estruturas de reprodução sexual, mas no Homem reproduzem-se assexuadamente.
As tinhas nunca são perigosas já que o fungo não está equipado para invadir o corpo. Ele alimenta-se apenas das células mortas queratinizadas da pele, unhas ou pêlos. Contudo é de difícil resolução porque o sistema imunitário não tem acesso a esses tecidos externos mortos. Há vários tipos de tinhas ou dermatofitoses:

Trichophyton Rubrum É o agente mais comum adquirido pelo contato com pisos contaminados de logradouros públicos (clínicas de estética, vestiários de academias de ginástica, quartos de hotel). É causado também pela falta de higiene , pois é por causa de bactérias que se acumulam por causa da sujeira. são adaptados a crescerem na unha, pele e cabelo pelo uso de uma variedade de proteínas do hospedeiro (principalmente queratina) como nutriente.

Trichophyton mentagrophytes:

O Trichophyton mentagrophytes é um dermatófito zoofílico que pode infectar um grande número de animais e inclusive o homem. O contato de um animal com uma fonte de infecção, associado a fatores predisponentes como superpopulação, deficiência nutricional, idade, doenças concomitantes, imunossupressão, parasitismo, maceração da pele e estresse favorecem ao aparecimento da enfermidade. É observados lesões secas, arredondadas não pruriginosa.

Trichophyton Tonsurans
O Trichophyton Tonsurans é um fungo dermatófito, com distribuição mundial,

Relacionados