Microafinadores sim ou nao

1046 palavras 5 páginas
Microafinadores, fixos: sim ou não? Por quê? Para que?
Microafinadores (em inglês: “fine tuner”) ou fixos (nome totalmente impróprio, por sinal) é a denominação da peça metálica colocada no estandarte de madeira dos instrumentos de cordas friccionadas ou inserida ao próprio estandarte de metal que deve ter a função de ajudar na afinação das cordas do instrumento. Seu surgimento se deve ao fato da dificuldade de afinarmos as cordas somente com o uso das cravelhas de madeira que rodam dentro de orifícios com paredes também de madeira, isto, portanto, causando atrito muitas vezes superior ao desejado. Com esta dificuldade, um segundo local de ajuste da afinação foi criado com o uso dos "micros".
Para afinarmos um instrumento de cordas friccionadas pelo arco, isto é, violino ou viola orquestral ou violoncelo ou contrabaixo acústico, precisamos estender suas cordas até conseguirmos alcançar a relação exata entre calibre ou espessura da corda e tensão: ao ser atingido este ponto, se acionarmos a corda, esta emitirá a altura da nota para qual foi construída.
O instrumento é feito de madeira em todas as suas partes: nenhum metal é incorporado em nenhum momento: estandarte de madeira (peça em forma de "V" na frente do instrumento) e cravelha de madeira ("orelhas negras" na parte superior). No início mesmo as cordas eram de tripa de carneiro. Hoje, as melhores cordas são de perlon (liga de plástico) revestida de metal para lhe dar maior durabilidade e devido ao desenvolvimento tecnológico das ligas metálicas, até mesmo, qualidade sonora se consegue como resposta em nível maior.
Especificamente, na família do violino, a corda é presa no instrumento em dois pontos: no estandarte e na cravelha --- esta última ao ser rotacionada no sentido para fora do instrumento faz a corda se estender e se tencionar sobre o cavalete.
No contrabaixo, que não faz parte da família do violino, mas sim, da família da viola da gamba, usam-se tarraxas.
Nos primórdios da

Relacionados