Micro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plasmodium

Morfologia:
Os plasmódios variam individualmente em tamanho, forma e aparência, de acordo com o seu estágio de desenvolvimento e com suas características específicas. As formas evolutivas extracelulares, capazes de invadir as células hospedeiras (esporozoítos, merozoítos, oocineto), possuem um complexo apical formado por organelas conhecidas como roptriase micronemas, diretamente envolvidas no processo de interiorização celular. A microscopia eletrônica, estas formas do parasito apresentam uma membrana externa simples e uma membrana interna dupla, que é fenestrada e incompleta, principalmente na extremidade anterior, onde está localizado o complexo apical. Este está ausente nas formas intracelulares (trofozoítos, esquizontes e gametócitos).Esporozoíto-É alongado, medindo cerca de 11pn de comprimento por 1 pm de largura e apresenta núcleo central único. Sua estrutura interna é semelhante nas diferentes espécies de plasmódio. Sua membrana é formada por duas camadas sendo a mais externa formada principalmente pela proteína CS, a qual participa de diversas interações celulares durante o ciclo vital do parasito.

Ciclo devida:
Ser humano- O mosquito perfura a pele de uma pessoa e introduz o parasita, que se acha sob a forma de esporozoíto na glândula salivar do inseto.
Os esporozoítos levados pela corrente sanguínea penetram nas células do fígado, modificam-se e reproduzem-se por esquizogonia, dando origem a vários merozoítos.
As células rompem-se liberando os merozoítos, que infectamoutras células ou passam para a corrente sanguínea e penetram nas hemácias.
Os merozoítos sofrem reprodução por esquizogonia até que as hemácias se rompem liberando os merozoítos e as toxinas.
Em alguns casos os merozoítos penetram nas hemácias, mas não se dividem, mas passam por um processo de diferenciação, dando origem a gametócitos.
Mosquito-Ao picar uma pessoacontaminada pelo Plasmodium, o Anopheles suga hemácias normais contendo gametócitos.
No estômago os gametócitos diferenciam-se em gametas masculinos e femininos, havendo, a seguir, fecundação.
O zigoto fixa-se na parede do estômago formando um cisto, no interior do qual ocorre a esporogonia: o: o: o zigoto sofre meiose, e as células haploides formadas multiplicam-se várias vezes, originando osesporozoítos.
O cisto se rompe e os esporozoítos são liberados e penetram na glândula salivar do inseto.

Hospedeiros: Homem e mosquito (Anopheles).

O que causa? Malária

Schistosoma mansoni

Morfologia:
Sua morfologia é encontrada em várias fases:
Macho: Mede cerca de 1 cm, tem cor esbranquiçada. Apresenta o corpo divididoem duas partes; Anterior (com ventosas orais e ventrais), Posterior onde encontramos o canal ginecófor. Uma característica desse verme é que ele não possui órgão copulador, a fecundação é por ação de canais deferentes que fecundam a fêmea no canal ginecófor.
Fêmea: Mede cerca de 1,5 cm, com cor mais escura devido ao sangue semidigerido. Na metade anterior encontramos a ventosa oral e aacetábulo. Seguinte a esse temos a vulva e um útero com 2 ovos.
Ovo: Com formato oval, é na parte mais larga que se encontra um espículo voltado para trás. O que caracteriza um ovo maduro é a presença de um miracidio formados, visível pela casca. O ovo maduro é a forma encontrada nas fezes.
Miracídio: O Miracídio tem forma cilíndrica. A extremidade anterior tem uma papila apicalonde se encontra as glândulas adesivas anteriormente (glândulas de penetração) e sucos digestivos, nesse local também se encontra o tubo digestivo primitivo. Os miracídios se encontram na parte posterior do caramujo.
Cercária: Tem como característica a cauda bifurcada. Duas ventosas estão presentes, a ventosa oral, que apresenta terminações chamadas de glândulas de penetração, e a...
tracking img