MICRO

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2013
1 - Defina utilidade total e utilidade marginal.
A utilidade total é a soma agregada da satisfação que o indivíduo obtém de consumir um conjunto de bens e serviços. A utilidade pode dessa forma,ser expandida a todos os indivíduos, ou seja, a toda a sociedade. Já a utilidade marginal é a satisfação adicional que um indivíduo obtém de consumir mais um determinado bem ou serviço. 
A utilidadetotal cresce com o aumento do consumo, porém a utilidade marginal normalmente decresce com cada bem/serviço adicional de um mesmo tipo, dando origem à lei da utilidade marginal decrescente. 

2 -Enuncie a lei da utilidade marginal decrescente. Relacione essa lei com a inclinação negativa da curva de demanda. 
Pode-se enunciar a lei da utilidade marginal decrescente da seguinte forma: A utilidademarginal de cada unidade homogênea de um bem decresce com o aumento da oferta desse mesmo bem. Então relacionamos esta lei com a inclinação negativa da curva de demanda da seguinte forma: As pessoasdemandam mercadorias porque seu consumo lhes traz algum tipo de prazer ou satisfação, ou seja, essa é uma condição necessária para que uma mercadoria seja demandada pelos consumidores, então se autilidade da mercadoria diminui isso resulta na inclinação negativa da curva de demanda.

3 - Os primeiros economistas tiveram grandes dificuldades em relacionar o preço de uma mercadoria com suautilidade. O motivo dessa dificuldade pode ser facilmente entendido por uma observação de Adam Smith, um brilhante economista escocês do século XVIII. Nada é mais útil, dizia Smith, do que a água.Entretanto, poucas coisas têm preço menor do que ela. Já o diamante é de pouca ou nenhuma utilidade. Todavia seu preço é extremamente elevado. Assim, aparentemente, utilidade e preço não possuem nenhumarelação entre si. Essa aparente disparidade entre utilidade e preço ficou conhecida como o paradoxo do valor. Você seria capaz de resolver esse paradoxo, restabelecendo uma ligação entre utilidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Micro
  • Micro
  • Micro
  • micro
  • Micro
  • micro
  • micro
  • micro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!