Micro e pequenas empresas: o papel da consultoria e os fatores de sucesso-vs-fracasso de Lussier.

2790 palavras 12 páginas
1. As micro e pequenas empresas (MPEs)
Todas as organizações, independente de seu tamanho, possuem funções semelhantes tais como produção, desenvolvimento de produtos/serviços, marketing, recursos humanos, finanças e outras. Porém, na realidade, as empresas de pequeno porte possuem um conjunto de problemas próprio delas mesmas. A literatura aponta para problemas de fluxos de caixa, heterogeneidade tecnológica, falta de recursos humanos especializados entre outros (JULIEN, 1997). Enquanto grandes empresas possuem recursos para contratar profissionais especializados para realizar funções organizacionais específicas, as empresas menores, geralmente, possuem pessoas que executam uma grande variedade de tarefas distintas, dependendo da necessidade corrente. As pequenas empresas podem enfrentar problemas semelhantes às empresas de grande porte, mas não têm os mesmos recursos para solucioná-las. (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2007)
O desenvolvimento da Engenharia de Produção em suas diferentes áreas (PCP, Desenvolvimento de Produtos, Ergonomia, Organização do Trabalho e outras), tanto no Brasil quanto no exterior tem como referência empírica principal as grandes empresas, conforme atestam livros, teses e dissertações de nossas Universidades.
Embora o interesse pelas MPEs seja crescente, elas ainda são mais lembradas pela sua importância social. No entanto, ainda são poucos os trabalhos em Engenharia de Produção que tratem de suas especificidades e dos problemas concretos por elas enfrentados. (DUARTE, 2002)
As MPEs, como mencionado pela literatura, passam frequentemente por problemas de fluxo de caixa (SILVA, 2007) e, segundo dados do SEBRAE1 (2011), a mortalidade destas empresas é cerca de 60% até o terceiro ano de vida. Os projetos e intervenções nestas empresas não podem fracassar. O risco a enfrentar é o fechamentos destas empresas.
Existe, hoje, um déficit de conhecimento no que diz respeito às atividades operacionais das MPEs. Apesar de aproximadamente 99% das

Relacionados

  • Determinantes de falencia
    37950 palavras | 152 páginas
  • Tig cientifico
    18860 palavras | 76 páginas
  • O poder do Hábito
    127746 palavras | 511 páginas