Micro e macronutrientes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Potássio




Composição: É o produto da purificação de sais brutos de cloreto de potássio, doseando 60% de potássio (K2O).
Características: Todo o potássio solúvel em água. Adubo rico em cloro.
Apresentação: Cristais ou granulado rosa ou acastanhado.
Funções :
- Maior vigor e resistência às doenças;
-Afeta a produção de amido, açúcar e proteínas;
- Evita o acamamento e aumenta aresistência do tecido;
- Diminui o número de grãos "chochos";
- Maior resistência a seca e a geada.

















Fosfato magnesiano





Importância do fosforo para as plantas:
O fósforo é crucial no metabolismo das plantas, desempenhando papel importante na transferência de energia da célula, na respiração e na fotossíntese. É também componente estrutural dosácidos nucléicos de genes e cromossomos, assim como de muitas coenzimas, fosfoproteínas e fosfolipídios.
O estresse moderado de P pode não produzir sintomas evidentes de deficiência. Porém, sob deficiência mais severa, as plantas adquirem coloração que varia de verde-escura a púrpura.
A deficiência de fósforo pode reduzir tanto a respiração como a fotossíntese; porém, se a respiraçãoreduzir mais que a fotossíntese, os carboidratos se acumulam, deixando as folhas com coloração verde-escura.





















Monoamônio fosfato (MAP)

O fósforo (P) é o segundo nutriente mais comumente aplicado às culturas.
Todos fertilizantes fosfatados são originários de rochas fosfatadas.
O objetivo da indústria defertilizantes é transformar a maior parte desse fósforo em formas mais disponíveis, que são: fósforo bicálcico (insolúvel em água, mas solúvel em ácidos orgânicos) e fósforo monocálcico (solúvel em água e em ácidos orgânicos).
A disponibilidade do P na linha de plantio geralmente é melhorada pela adição de nitrogênio (N) na forma amoniacal com o adubo fosfatado de arranque e pelo aumento dotamanho do grânulo. Em solos ácidos, o íon amônio aumenta o PH ao redor do grânulo, auxiliando a dissolvê-lo e restringindo a fixação por alumínio e ferro.
Sob estresse de P, as reservas inorgânicas são exauridas, enquanto os níveis metabólicos praticamente não são afetados. Assim, as altas concentrações de P armazenadas na semente, ou provenientes do consumo de luxo nos estádiosiniciais de desenvolvimento, formam as reservas de P disponível que podem satisfazer as necessidades advindas das flutuações no suprimento, na fase tardia do ciclo de vida das plantas.
































Sulfato de amônia


Composição: É o produto da reação entre o amoníaco e o ácido sulfúrico, doseando no mínimo 20,5% de azoto (N).Características: Todo o azoto na forma amoniacal. Adubo muito rico em enxofre.
Apresentação: Cristais brancos ou cinzentos.
O sulfato de amônio tem a vantagem de também conter (24%) enxofre, elemento importante na nutrição do feijoeiro.
Usos do sulfato de amônio:
-É muito utilizado como fertilizante tendo uma dupla função: correção do pH do solo e fornecimento de nitrogênio.
-É usadocomo adjuvante para inseticidas, herbicidas e fungicidas solúveis na água.
- É usado na preparação de outros sais de amônio;
O sulfato de amônia tem20% de nitrogênio na forma amoniacal, tende a alcalinizar o solo.


Enxofre




As fontes de enxofre mais utilizadas na adubação são o superfosfato simples (12% de S-sulfato) e o sulfato de amônio (24% de S-sulfato), isoladamente oucomo componentes de fórmulas comerciais com baixa concentração em NPK. Fórmulas comerciais que têm altas concentrações de NPK utilizam matérias-primas com baixos teores de enxofre como, por exemplo, superfosfato triplo, que contém somente cerca de 1% de S-sulfato.
O micronutriente secundário enxofre (S) é exigido em quantidades elevadas pelas culturas, como àquelas do fósforo (P). O...
tracking img