Micro e imuno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (991 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, de evolução crônica causada pela bactéria Treponema pallidum transmitida pela via sexual e da mãe para o feto durante a gestação. O Treponemapallidum, nunca foi cultivado e, apesar de descrito há mais de 100 anos e sendo tratado desde 1943 pela penicilina, sua droga mais eficaz, continua como um problema de saúde importante em paísesdesenvolvidos ou subdesenvolvidos. Apesar de ter tratamento eficaz e de baixo custo, vem-se mantendo como problema de saúde pública até os dias atuais. É conhecida desde o século XV, e seu estudo ocupoutodas as especialidades médicas e, de modo especial, a dermatologia.
Podem se manifestar em três estágios distintos, separados por períodos latentes. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeirasfases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Após alguns anos, podem surgir manifestações dadoença no coração, cérebro e, virtualmente, em qualquer órgão do corpo.

Desenvolvimento

Agente: é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, gênero Treponema, da família dos Treponemataceae,que inclui ainda dois outros gêneros: Leptospirae Borrelia.
É uma espécie de bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas. O T. pallidum tem forma de espiral (10 a 20 voltas), com cerca de5-20μm de comprimento e apenas 0,1 a 0,2μm de espessura. Não possui membrana celular e é protegido por um envelope externo com três camadas ricas em moléculas de ácido N-acetil murâmico e N-acetilglucosamina. Apresenta flagelos que se iniciam na extremidade distal da bactéria e encontram-se junto à camada externa ao longo do eixo longitudinal. Move-se por rotação do corpo em volta desses filamentos.Existem 3 espécies: o Treponema carateum, responsável pela pinta, o Treponema pertenue, agente da bouba ou framboesia, o bejel ou sífilis endêmica é atribuído à variante T. pallidum subsp...
tracking img