Micro organismos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os microorganismos existem em todo o lado, desde a superfície terrestre até altitudes elevadas, em todas as áreas continentais, nos ambientes marítmos desde a superfície até as profundezas abissais.Estima-se que a massa microbiana total seja 25 vezes superior à massa total da vida animal. Os animais transportam enormes populações microbianas, por exemplo, o corpo humano tem 10 bilhões de célulase 100 bilhões de microorganismos.
Dos milhares de microorganismos conhecidos, apenas um número reduzido causam doenças. Todos os animais e plantas dependem de transformações químicas efetuadas pormicroorganismos no ambiente. Os micróbios promovem a reciclagem da matéria na natureza, transformados compostos complexos em outros mais simples. Os produtos de degradação são absorvidos pelas plantas,e posteriormente as plantas são ingeridas pelos animais. Por fim, as plantas, os animais e os seus dejetos são depositados no ambiente e o processo repete-se. Na ausência dos microorganismos amatéria orgânica acumular-se-ia indefinidamente.
Com o início dos estudos dos microrganismos, ficou claro que a divisão dos seres vivos em dois reinos (animais e plantas) era insuficiente. Em 1866 foisugerida a criação de um terceiro reino (protista), que englobava as bactérias, algas, fungos e protozoários.
Essa classificação foi satisfatória até que estudos mais avançados sobre a ultra-estruturacelular demonstraram duas categorias de células (procarióticas e eucarióticas).
Em 1969 foi proposta a classificação baseada na organização celular e na forma de obter energia e alimento. A novaclassificação dividiu os seres vivos em cinco reinos: Reino Plantae, Reino Animália, Reino Fungi, Reino protista (microalgas e protozoários) e Reino Monera (bactérias e cianobactérias).
No ano de 1979, C.Woese estudando as similaridades e diferenças do RNA ribossômico propôs uma nova classificação para os seres vivos. Domínio Arquibactérias (bactérias metanogênicas, bactérias termófilas, bactérias...
tracking img