Micro empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impacto de anabolizantes na tireóide
Marcello Henrique Corrêa

O uso indiscriminado de esteróides anabolizantes pode ser relacionado a uma extensa lista de efeitos colaterais. Apesar de jáexistir uma série de estudos indicando conseqüências como infertilidade, insuficiência renal e até alguns tipos de câncer, pesquisadores continuam a investigar outros possíveis sistemas afetados pelaadministração dessas substâncias. Esse recorrente costume entre atletas e não-atletas motivou o grupo do qual faz parte Denise Pires de Carvalho, pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Endócrina doInstituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) a estudar o impacto dessas drogas na glândula tireóide, responsável pela produção de importantes hormônios. A pesquisa foi tema da tese de doutorado deRodrigo Soares Fortunato, apresentada esse ano, sob orientação de Denise Carvalho.
De acordo com os principais autores, os esteróides anabólico-androgênicos (EAA) são hormônios sexuais masculinos, comoos derivados da testosterona. Em condições normais, são responsáveis por manter as características sexuais associadas ao sexo masculino. Normalmente, os efeitos dos EAA são divididos em androgênicose anabólicos. Os primeiros estão relacionados às características sexuais: aumento de libido e desenvolvimento da genitália, são alguns deles. Os efeitos desejados relacionam-se principalmente aosanabólicos: aumento da massa muscular e diminuição da gordura corporal são os principais.
Denise Carvalho afirma que a função tireoidiana é fundamental para a manutenção do metabolismo. “A glândulatireóide é responsável pela síntese dos hormônios T3 e T4, que interferem em diversos aspectos do funcionamento do organismo, como a capacidade intelectual. Os hipotireóideos, indivíduos que têm diminuiçãode hormônio tireoidiano, apresentam lentidão de pensamento, além de possibilidade de depressão. Podem apresentar também intolerância ao frio, por causa do metabolismo diminuído”, explica a...
tracking img