Micro empreendedor individual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



APRESENTAÇÃO ............................................................................................... 04

PROBLEMATIZAÇÃO........................................................................................ 05

HIPÓTESE.............................................................................................................. 06JUSTIFICATIVA................................................................................................... 07

OBJETIVOS............................................................................................................ 08

FUDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................ 09

METODOLOGIA DAPESQUISA......................................................................... 12

CRONOGRAMA...................................................................................................... 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 14

























APRESENTAÇÃO



O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza comopequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar umEmpreendedor Individual legalizado. O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para proporcionar cobertura previdenciária e diversos benefícios como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, auxílio acidente, pensão por morte e auxílio reclusão, que na informalidade seriam impossíveis. Além de oferecer a essa categoria de empreendedor tratamento diferenciado em todos os níveis dafederação.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.




























PROBLEMATIZAÇÃO



Algumas dificuldades que o MEI encontrará.

A primeira refere-se a alguns não terconhecimento de informática e por não possuir computadores para executar o procedimento individual, necessitando de auxílio.

A escolaridade também é um ponto adverso, já que muitos podem ter baixa escolaridade e terão dificuldades de fazer relatórios gerenciais simples para administrar melhor seu negócio.

Os cálculos para a folha de pagamento e outros deveres trabalhistas éoutro fator negativo que alguns serão um obstáculo.



































HIPÓTESES

O projeto faz uma abordagem sobre o Micro Empreendedor Individual (MEI) que foi criado no Brasil para que os trabalhadores informais estejam dentro da Legalidade e principalmente para provar que o trabalho formal é muito mais rentável do que trabalho informal.O informal passará a trabalhar na legalidade, dando visibilidade a toda a sociedade e condições para que estas pequenas empresas estabeleçam no mercado. Possibilitando o crescimento como empreendedor: aumentando as suas chances de crescimento, começando como um pequeno negócio, e com o tempo e com as oportunidades, podendo se tornar médios e grandes empresários.JUSTIFICATIVA



A escolha do tema se deve a importância do empreendedor individual tanto no ambiente social como econômico, que foi criado com o objetivo de legalizar os mais de 10 milhões de microempreendedores que não tinham nenhum direito previdenciário e nem personalidade jurídica, tornando-se um cidadão formal de acordo com as...
tracking img