Micro economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o que, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos escassos?
R1 Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolher entre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Talescolha leva às questões referidas de O que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia - disponíveis,  o método que maximiza o produto e minimiza ocusto de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).
 R2 A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Não houvesse escassez não haveria necessidade de se estudar Economia. 
A escassez ocorre porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens, como alimentação, vestuário e moradia, eserviços, como de saúde, de educação e transporte são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (matérias primas, terra, mão de obra máquinas e equipamentos) disponíveis e que são alocados na produção são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas. 
Portanto, a escassez atinge qualquer tipo de sociedade, rica oupobre em diferentes intensidades. 
Em razão da escassez são necessárias escolhas, visto que não é possível produzir tudo aquilo que as pessoas desejam. Então devem ser elaborados mecanismos que auxiliem as sociedades a decidir quais bens serão produzidos e quais necessidades serão atendidas.   Da escassez dos recursos ou dos fatores de produção, associa-se às necessidades ilimitadas do homem,originando problemas econômicos fundamentais: 
A) O quê e quanto produzir: Dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades. 
B) Como produzir: A sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. 
C) Para quem produzir: Asociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção (demanda, oferta, determinação de salários, das rendas das terras)
5. Explique o que vêm a ser argumentos positivos e argumentos normativos em Economia.
R 1 A Economia pode subdividir-se em Economia positiva, que utiliza argumentos  positivos, e em Economia normativa, que emprega argumentosnormativos. O argumento  positivo diz respeito ao que é, enquanto o argumento normativo refere-se ao que deve ser.  Este último diz respeito a juízos de valor, a aspectos morais ou religiosos. A Economia positiva refere-se à descrição da realidade, ao passo que a Economia normativa liga-se à política econômica. Neste caso, os condutores da política econômica governamental, com base em valorespróprios, ou nos postulados de seu partido político, decidem o que julgam ser melhor para a sociedade. Constituem exemplos de argumentos normativos a opção por “mais desemprego em troca de menos inflação”, ou “mais inflação contra menos desemprego”. O argumento de que o governo deve combater o desemprego (ou a inflação), embora implique maior inflação (ou desemprego) envolve um julgamento de valor,enquanto a constatação de que “o aumento do déficit público reduz o desemprego e aumenta a inflação” constitui um argumento positivo, porque resulta da experiência empírica e dos postulados da teoria econômica. De argumentos normativos, não se podem inferir argumentos positivos, assim como destes últimos não se pode chegar aos primeiros. Isso se explica porque uma verdade (aspecto positivo) só...
tracking img