Micro algas, produção de combustível

Páginas: 9 (2144 palavras) Publicado: 11 de junho de 2011
Introdução

O combustível denominado biodiesel apresenta vantagens quanto à produção e utilização já sobejamente conhecidas. Estas vantagens poderão ser ampliadas, pelo aproveitamento da grande biodiversidade que o país apresenta, pois as muitas espécies capazes de produzir biodiesel crescem bem nos diversos territórios do nosso solo agrícola. Essa diversificação pode garantir acontinuidade da produção de biodiesel especialmente por fazer a salvaguarda de quebras de safra, perdas sazonais, etc.
Como matérias-primas para a produção de biodiesel, vêm sendo empregadas espécies vegetais; porém, como as microalgas já demonstraram potencialidades para a produção de biodiesel, e várias vantagens em relação aos vegetais superiores, deveriam ser consideradas como possíveis fontes dematéria-prima. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise crítica do uso de microalgas para produção de biodiesel, considerando as vantagens e desvantagens do seu uso.

Critérios para análise da seleção de matérias-primas para a produção de biodiesel

Estes critérios estão baseados em aspectos relevantes como: grande teor de óleo por área e por período de cultivo; a cultura deveapresentar um balanço energético favorável; o preço da matéria-prima deve ser compatível com a necessidade de fornecer biodiesel com preços equivalentes ao diesel; o subproduto de extração do óleo deve ser aproveitado, sempre que possível, na alimentação humana ou animal; a cultura oleaginosa deve ser parte da rotação de culturas regionais; o biodiesel produzido deve atender as especificações dos motores.Características relevantes das oleaginosas utilizadas na produção de biodiesel

Na Tabela 2, observam-se os custos de produção e a produtividade em grãos e do óleo bruto por área de cultivo, bem como o percentual de óleo no grão das principais oleaginosas.

[pic]

Considerações gerais acerca das microalgas

Os óleos encontrados nas microalgas possuem características físico-químicase químicas similares aos de óleos vegetais e por isto elas podem ser consideradas como potencial matéria-prima para a produção de biodiesel. Sabe-se que entre os óleos vegetais, a composição em ácidos graxos varia e, por conseguinte, variam as suas propriedades físico-químicas (exemplo, a estabilidade à oxidação) o mesmo ocorrerá com o óleo extraído de diferentes microalgas e de condições variadasde cultivo.
O cultivo de microalgas apresenta várias características interessantes: custos relativamente baixos para a colheita e transporte e menor gasto de água, comparados aos de cultivo de plantas; pode ser realizado em condições não adequadas para a produção de culturas convencionais.
As microalgas apresentam maior eficiência fotossintética que os vegetais superiores e podem sercultivadas em meio salino simples; além disto, são eficientes fixadoras de CO2 . Estudos recentes mostraram que no caso de algas com 50% de sua massa seca em óleo, somente 0,3% da área cultivada dos EUA poderiam ser utilizadas para produzir biodiesel suficiente para repor todo o combustível usado em transporte; além disto, a terra utilizada para o cultivo de microalgas é desértica, com baixo valoreconômico para outros usos e com alta irradiação solar e que neste cultivo podem ser utilizados resíduos de outras produções, como o CO2 de processos industriais e resíduos orgânicos.
Em relação ao rendimento em óleo, o de microalgas é pelo menos quinze vezes maior que o de palma, que é o de maior produtividade. Existe uma estimativa de produção de óleo de microalgas de 15.000 a 30.000 l/km2. A sua extração é simples, pode ser realizada com hexano, exatamente como em indústria alimentícia.

POTENCIAL DE MICROALGAS PARA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

O QUE SÃO MICROALGAS

[pic]

Em biologia aquática (biologia marinha e limnologia) chamam-se microalgas às algas unicelulares, embora estas possam estar associadas em colónias, por vezes de grandes dimensões. Usa-se este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância das Algas para a Produção de Oxigênio
  • Algas para produção de Biodiesel
  • Produção de Biodiesel através de Algas
  • A produção de combustíveis fósseis no mundo
  • Biotecnologia: Produção de Bio-Combustiveis
  • Refinação para produção de combustíveis
  • Produção de álcool combustível a partir de carboidratos
  • a produção de minérios e combustíveis fósseis no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!