Micrgia

725 palavras 3 páginas
obiolo Ano Lectivo: 2010
Disciplina :biologia Analítica
Docente : Maris dos santis
Assistente :Enrique da Costa

AULA LABORATORIAL No. 1
REACÇÕES DE IDENTIFICAÇÃO DE IÕES
Objectivos:
• Saber como se identifica os aniões e catiões usando algumas reacções gerais e específicas.

• Saber quais são as principais reacções de identificação dos aniões e dos catiões.

1. Experiência No. 1 a) Deite em 2 tubos de ensaio, um pouco de nitrito de sódio sólido. b) Dissolva o conteúdo do tubo 1 com água destilada. No T2 adicione algumas gotas de HCl 0,2 M até a ocorrência de uma reacção química. ( Fazer no Nicho)! Registe as suas observações.

2. Experiência No. 2 a) Tome 2 tubos de ensaio secos, deite em cada tubo 5 gotas da solução de Na2CO3 a 0,2 M. b) Deite no primeiro tubo algumas gotas de solução de HCl 0,2M até a ocorrência da reacção. c) No segundo tubo, adicione gotas de BaCl2 0,2 M até a formação de um pricipitado. d) Decante e despreze o líquido sobrenadante e em seguida adicione ao sólido algumas gotas de HCl 0,2 M até a dissolução completa do precipitado. Registe as suas observações.

3. Experiência No. 3 a) Deite em 2 tubos de ensaio, 5 gotas de solução de Na2SO3 0,2 M. b) No primeiro tubo adicione uma solução de HCl 0,2 M até a ocorrência da reacção. c) No segundo tubo adicione gotas de CaCl2 0,2 M até a formação de um precipitado. d) Decante e despreze o líquido e adicione ao sólido algumas gotas de HCl 2 M até a dissolução do precipitado. Registe as suas observações.

4. Experiência No. 4 a) Deite em 1 tubo de ensaio 5 gotas de solução de sulfureto de sódio. b) No primeiro tubo deite algumas gotas da solução de HCl até a ocorrência da reacção química.(NICHO!) c) No segundo tubo adicione algumas gotas de nitrato de prata até a formação de um sólido. Registe as suas observações.

5. Experiência No 5 a) Enumere 3 tubos de ensaio.

Relacionados