Micoticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Obter mais conhecimento ao estudo dos fungos, que são organismos heterotróficos de variadas dimensões. Possuem tamanhos consideráveis como os cogumelos e também tamanhos microscópicos como as leveduras e bolores.
Os fungos pertencem a um reino próprio (Reino Fungi) e é papel da micologia estudar todas as características destes seres, incluindo suas propriedades genéticas ebioquímicas, sua taxonomia e seu uso para os humanos.


RESUMO

Os métodos moleculares em micologia acrescentam mais uma poderosa ferramenta em pesquisa e diagnóstico. Muito pouco se sabe da influência dos microrganismos sobre a natureza ou suas propriedades, de modo que qualquer profissional, ao mitir um resultado de identificação de fungos, deve manter o resultado o mais acurado possível. Oobjetivo dos métodos moleculares de identificação de fungos é entender as relações evolutivas entre as diferentes espécies, compreender o sistema Biológico, seu funcionamento e identificar as moléculas presentes na forma de seu código enético. Quando duas espécies são incluídas em uma mesma família, deve ser considerado, obrigatoriamente, que apresentem um ancestral comum. Os métodos molecularesde identificação informam não só os desenvolvimentos evolutivos da espécie como também as características genéticas do organismo.

Definição
Micologia é um ramo da biologia dedicado ao estudo dos fungos, que são organismos heterotróficos de variadas dimensões. Possuem tamanhos consideráveis como os cogumelos e também tamanhos microscópicos como as leveduras e bolores.
Os fungos pertencem aum reino próprio (Reino Fungi) e é papel da micologia estudar todas as características destes seres, incluindo suas propriedades genéticas e bioquímicas, sua taxonomia e seu uso para os humanos.
A palavra micologia é derivada de duas palavras gregas: “Mykes” que significa cogumelo e “logos” estudo. Antigamente, a micologia era considerada um ramo da botânica, sendo os fungos classificados comoplantas. Os cogumelos eram considerados plantas que desprovidas de certos órgãos.
Os conhecimentos dos fungos evoluíram e evoluem constantemente. Hoje, os fungos possuem uma ciência própria responsável pelos seus estudos (Micologia), e não pertencem mais ao estudo científico de plantas. São seres aclorofilados, ao contrário das plantas, e necessitam absorver substâncias orgânicas parasobreviverem. Além disto, existe a presença de substâncias quitinosas na parede celular da maior parte das espécies fúngicas e, por também serem capazes de depositar glicogênio, as células dos fungos se assemelham com células animais.
Os fungos apresentam-se formados por hifas, filamentos longos e ramificado, que em conjunto com outras hifas, formam o talo de um fungo denominado micélio. Porém, fungosmicroscópicos como as leveduras que são seres unicelulares, não formam hifas e crescem diretamente de esporos em esporângios multinucleados.
São delimitados exteriormente por uma membrana rígida que contém hemicelulose e quitina e se reproduzem por diferentes processos podendo ser sexuais, assexuais e parassexuais. Possuem comportamentos variados e podem ser parasitas, simbiontes ou sapróbicos. Alémdisto, são seres ubíquos, encontrados na água, no solo, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. Assim, os fungos ocupam mais de um nicho ecológico.
Os principais temas e propriedades dos fungos estudados pela Micologia são:
Taxonomia (classificação dos fungos)
Sistemática (descreve a biodiversidade e as relações entre os organismos)
Morfologia (estudo das formas dos fungosou partes deles)
Bioquímica (estuda os processos químicos que ocorrem nos fungos)
Utilização dos efeitos benéficos dos fungos na produção de alimentos, medicamentos, etc.
Propriedades nocivas de algumas espécies de fungos.

Características gerais e estrutura dos fungos
Os principais representantes dos fungos são os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. São organismos...
tracking img