Micoses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas











Trabalho de Biologia
Micoses








Nomes: Eduardo Haselstrom & Vitória Santa Maria

Turma: 200
Nº: 09 & 34Disciplina: Biologia
Profª: Raquel


Canoas, 05 de julho de 2012.
Introdução
Esse trabalho é sobre as micoses que são doenças causadas por dermatófitos, fungos que se instalam nos tecidos mortosda pele. Essa pesquisa contem informações básicas como: sintomas, tratamento e prevenção das varias manifestações das micoses.























O que são micoses?
Asmicoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de "tineas", são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados nosolo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença.
A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o"alimento" para estes fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio dapele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.
• Tinea do corpo ("impingem"): forma lesões arredondadas, que coçam e se iniciam por ponto avermelhado que se abre em anel debordas avermelhadas e descamativas com o centro da lesão tendendo à cura.

• Tinea da cabeça: mais frequente em crianças, forma áreas arredondadas com falhas nos cabelos, que se apresentam cortadosrente ao couro cabeludo nestes locais (tonsurados). É muito contagiosa.

• Tinea dos pés: causa descamação e coceira na planta dos pés que sobe pelas laterais para a pele mais fina.

• Tineainterdigital ("frieira"): causa descamação, maceração (pele esbranquiçada e mole), fissuras e coceira entre os dedos dos pés. Bastante frequente nos pés, devido ao uso constante de calçados fechados que...
tracking img