Micologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Micologia

1.1-Definição: é o estudo morfológico e bioquímico dos fungos. Os fungos também são chamados de cogumelos, são membros de um vasto grupo de seres vivos relacionados mais com as plantas do que com animais.
1.2- Reino: Fungi.
1.3- Características:
( Foram descritas umas 100.000 espécies de fungos;
( Estima-se que os 20 cm superiores da terra fértil possa conter5 toneladas de fungos e bactérias por hectare;
( Não mostram conexões evolutivas diretas com as plantas e aparentemente derivaram, de modo independente de eucariotos unicelulares;
( São extremamente diversificados, seja metabólicamente, estruturalmente, e em geral, as linhas de diversificação encontradas nos fungos diferem marcadamente daquelas que se encontram em qualquer outrogrupo de organismo;
( Dotados de rápido crescimento e forma filamentosa, demonstram um relacionamento com o ambiente muito diverso do que outros organismos;
( Em geral, não se movem, porém representantes de umas poucas classes produzem células flageladas móveis;
( Organismo vegetal sem clorofila;
( Grande número de fungos têm vida parasitária ou saprofítica, entre estes, oscogumelos.
4- Habitat: do terrestre ao aquático, dependendo da classe que se encontra.
1.5- Evolução: os primeiros destes seres eram, provávelmente, organismos eucarióticos unicelulares que não derivam Ter contrapartes vivas. Deles se originaram os fungos cenocíticos (que significa, contidos no mesmo vaso), portadores de muitos núcleos mergulhados em um citoplasma comum.
1.6- Papel quedesempenha na natureza:
(Juntamente com as bactérias são seres encarregados da decomposição na biosfera, sendo suas atividades tão necessárias à existência permanente do mundo que conhecemos quanto a dos seres produtores de alimento. A decomposição por fungos e bactérias libera gás carbônico na atmosfera e, devolve ao solo compostos nitrogenados e outros materiais, onde poderão ser novamente usadospelos vegetais verdes e eventualmente pelos animais.
( Alguns fungos possuem a propriedade, pouco observada de hidrolisar a celulose dando origem `a glicose a qual pode ser empregada em inúmeros processos industriais.
( Muitos fungos são agentes agressores de organismos vivos.
1.7- Citologia:
( Todos são filamentosos ou unicelulares, os filamentos fúngicos são denominados HIFAS e a massa dehifas recebe o nome de MICÉLIO.
( O crescimento das hifas processa-se pela corrente protoplasmática, fenômeno bem desenvolvido nos fungos.
( As hifas podem frequentemente fusionar-se, mesmo quando surgem de diferentes esporos, dando assim, origem a complicadas redes micelianas.
( Todos os fungos têm parede celular.
( A célula dos fungos é constituída pelos principais componentes encontrados nosdemais organismos eucarióticos, como membrana nuclear, membrana plasmática, sendo que os flagelos são observados nos Protostelida.
1.8- Constituintes dos fungos ( organelas e sua função:

a) Vacúolos: são pequenas cavidades fluidas no citoplasma, no interior das quais são encontradas substâncias cristalóides. Armazenam substâncias elaboradas pelo citoplasma e têm papel preponderante nosfenômenos osmóticos das hifas. Os vacúolos são muito numerosos nas células jovens e com o envelhecimento destas, eles vão se unindo até formar um grande vacúolo atravessado por tubérculos de citoplasma e forçando o núcleo para a periferia da hifa.
b) Núcleo: geralmente de forma esférica, é circundada por uma membrana nuclear tendo em seu interior um ou mais nucléolos também esféricos, e ainda pode-seencontrar a cromatina. O núcleo é a parte da célula que conserva e transmite as propriedades hereditárias do organismo assim como controla a diferenciação e crescimento das células.

MITOSE E MEIOSE: o envoltório nuclear não se dissocia, mas se constringe perto da porção mediana, entre os dois núcleos recém-formados, formando-se o aparelho do fuso dentro do envoltório nuclear. Os centríolos...
tracking img