michocultura

910 palavras 4 páginas
Enxofre

Enxofre é um elemento químico, essencial para todos os organismos vivos, sendo constituinte de importantes aminoácidos, é um não metal insípido e inodoro, facilmente reconhecido na forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura (encontra-se especialmente em regiões vulcânicas). Tem uma coloração amarelada, frágil, leve, ao se misturar com o hidrogênio, desprende um odor característico do ovo podre.
É utilizado em: fertilizante, por constituir pólvora; em medicamentos laxantes, palitos de fósforos e de inseticidas. É insolúvel em água, parcialmente solúvel em álcool etílico, porém se dissolve em dissulfeto de carbono e em tolueno aquecido (cerca de 20g/100 ml a 95ºC e menos de 2g/10 As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedro ortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico (enxofre β). As estruturas cristalinas mais comuns são o octaedro ortorrômbico (enxofre α) e o prisma monoclínico (enxofre β)
A presença do enxofre em nosso organismo possui caráter fundamental, além de auxiliar na formação de vitaminas, proteínas e do coágulo sanguíneo, ajuda no combate às parasitas. Sua deficiência provoca diversos sintomas, como depressão, neurite, odor desagradável na saliva e diminuição do brilho da pele. Para evitar esse déficit se recomenda a ingestão de frutas e verduras. Alimentos de origem animal como leite e ovos também o possuem em sua constituição.
É responsável por manter a entrada necessária de oxigênio no cérebro.
Colabora com o fígado para a correta secreção de biliar.
Colabora com as vitaminas B para garantir a saúde dos nervos.
É uma parte integrante dos aminoácidos que ajudam a construir tecidos.
É essencial para a queratina e os colágenos se sintetizem.
Seu papel é de relevância na respiração dos tecidos orgânicos.
Favorece o transporte e o equilíbrio de outros minerais no organismo.
Colabora ativamente no tratamento de problemas que afetam a pele, unhas e cabelos.

Relacionados