Michele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão: 02.2013

ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS
Prof. Ricardo Reolon Jorge 1º sem/2013

O Processo de Entrega de Valor
• Mintzberg: a meta de qualquer estratégia genérica é criar valor para os compradores de forma lucrativa. Deste modo, a cadeia de valor exibe o valor total e consiste de atividades de valor e margens. Atividades de valor são as atividades físicas e tecnológicas distintas quea empresa desempenha. São os alicerces pelos quais a empresa cria um produto valioso para seus compradores. Margem é a diferença entre o valor total e o custo coletivo de se desempenhar as atividades de valor.

Selecionar o valor

Segmentação dos clientes

Seleção/ foco no mercado

Posicionamento do valor

Fornecer o valor

Desenvolvimento do produto

Desenvolvimento do serviçoDeterminação do preço

Busca de fontes de fabricação

Distribuição e assistência

Comunicar o valor

Força de vendas

Promoção de vendas

Propaganda

A Cadeia de Valor Genérica
• Porter propôs a cadeia de valor como uma ferramenta para identificar as maneiras pelas quais se pode criar mais valor para o cliente. • Neste modelo, toda empresa consiste em uma síntese de atividadesexecutadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar um produto.

Infraestrutura da empresa

Atividades de apoio

Gestão de recursos humanos Desenvolvimento tecnológico Margem Aquisição

A chave é reter a propriedade dos recursos e das competências centrais (core competencies). Core competencies: 1) são fontes de vantagem competitiva uma vez que contribuem para os benefíciospercebidos pelos clientes; 2) têm aplicações em uma grande variedade de mercados; 3) são difíceis de serem imitadas pelos concorrentes.

Atividades principais

Logística interna

Operações

Logística externa

Marketing e vendas

Serviços

Atividades Principais da Cadeia de Valor Genérica Atividades Principais
Logística interna
Atividades, como a de manuseio de materiais,armazenamento e controle de estoque, utilizadas para receber, armazenar e disseminar os insumos de um produto. Atividades relacionadas à coleta, ao armazenamento e à distribuição física do produto final aos clientes. Como exemplos temos o armazenamento de produtos acabados, manuseio de materiais e processamento de pedidos. Atividades necessárias para transformar os insumos fornecidos pela logística internano produto final. O maquinário, as embalagens, a montagem e a manutenção dos equipamentos são exemplos de atividades operacionais. Para divulgar e vender produtos eficientemente, as empresas criam campanhas publicitárias e promocionais, escolhem os canais de distribuição adequados e selecionam, desenvolvem e dão suporte à força de vendas. Atividades criadas para aumentar ou manter o valor doproduto. As empresas se envolvem em uma vasta gama de atividades ligadas à assistência técnica, incluindo instalação, reparo, treinamento e ajuste.

Logística externa

Operações

Marketing e Vendas

Assistência Técnica e PósVendas

Atividades Principais da Cadeia de Valor Genérica Atividades de Apoio
Aquisição Atividades relacionadas à compra dos insumos necessários para fabricar osprodutos. Entre os insumos estão os itens totalmente consumidos na fabricação, bem como os ativos fixos (maquinários, laboratórios, e outros).

Desenvolvimento Tecnológico

Assume várias formas tais como equipamentos de processos, pesquisa básica e design de produto e procedimentos de assistência técnica.

RH

Atividades ligadas ao recrutamento, contratação, treinamento, desenvolvimento eremuneração de pessoal.

Infraestrutura

Inclui atividades como gerenciamento geral, planejamento, finanças, contabilidade, suporte jurídico e relações com o governo, necessárias para dar suporte a toda cadeia de valor.

Case Nike
• Em 1996, a Nike enfrentou uma monumental crise de imagem depois que a CNN denunciou ao mundo o uso de trabalho escravo em uma das pontas da cadeia de produção dos...
tracking img