michelatinho

337 palavras 2 páginas
Medidas de posição e dispersão e Variabilidade
O estudo feito sobre medidas de posição e dispersão e sua variância e uso e as maneiras de utilização e sua importância dentro de uma empresa. As medidas de posição classificam em tendências de medida central, que nos orientam quanto à posição da distribuição em relação ao eixo. Nas medidas de posição temos a média, mediana a média ponderada e a moda.
Essas medidas nos ajudam a conhecer com mais eficácia as necessidades que uma empresa tem tanto no que se refere ao desempenho de mão-de-obra, quanto ao que se refere à matéria prima e nas maneiras de utilização evitando desperdícios. Média é a soma das posições dividida pelo número das mesmas. Mediana é a média ponderada e em alguns casos no conjunto de dados algumas entradas que possuíram maior efeito e Moda é o valor que mais de repete em uma distribuição.
Medidas de dispersão: são utilizadas para variação do grau de variabilidade, ou dispersão dos valores. Uma maneira de medir a dispersão é através da amplitude total. AT= maior valor menos o menor valor. Temos também o desvio médio. Mede a variabilidade do conjunto em termos de desvio em relação média aritmética, é uma quantidade que sempre se encontra positiva e exposta na mesma unidade de medida variável.
O desvio padrão expressa na mesma unidade de medida do conjunto dos dados medindo a dispersão absoluta de um conjunto de valores e é obtida através da variância. O coeficiente de variação e a medida de variabilidade relativa usada para comparar a variabilidade de observações com diferentes unidades de medida.

Pode-se concluir que as medidas de posição e dispersão e a ferramenta Excel que fornece resultados precisos com agilidade de diversas maneiras esse conjunto de técnicas e metodologias desenvolvido para coletar as informações, são: classificação, apresentação, analise e interpretação dos dados que fornecem informações importantes, que auxiliam na tomada de decisão dentro de uma

Relacionados