Michelangelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Não sou o escultor Michelangelo. Sou Michelangelo Buonarroti".
Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar uma previa sobre a vida e o período em que Michelangelo viveu.
Palavras-Chave: Michelangelo; Moises; Renascença; Papa.

INTRODUÇÃO
Neste artigo procuramos elaborar como Michelangelo conseguiu mudar uma época, vimos que Michelangelo não tinha um gênio muito fraco porque ate comLeonnardo da Vinci discutiu em certo momento. Também vamos mostrar um pouco de sua obra, sua época e sobre sua vida

1. MICHELANGELO BUONARROTI
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasce em Caprese (comuna italiana da região da Toscana, província de Arezzo) em 6 de Março de 1475, morre em Roma no dia 18 de Fevereiro de 1564. Sua família se constituía de seu pai, Ludovico di LionardoBuonarroti Simoni, sua mãe, Francesca (morreu quando Michelangelo tinha 6 anos) e mais 4 irmãos.
Michelangelo é levado a uma ama-de-leite, seu “padrasto’’ era cortador de mármore da aldeia de Settignano, mais tarde Michelangelo diz que é por culpa dele que se torna escultor. Na sua vida escolar vivia “viajando” sempre desenhando nos cadernos, sempre fora do raciocínio de aula, por esse motivoapanhava muito de seu pai e de seus tios, pois para a época era vergonhoso ter um artista em casa.
Com o passar do tempo seu pai tende a ceder às vontades do filho e com 13 anos ingressa no estúdio do então considerado mestre da pintura em Florença, Domenico Ghirlandaio, mas os estudos no estúdio não passam de um ano, pois Michelangelo não gostava muito de pintura, achava um tipo de arte limitada, etambém porque se aborrece com a linha de ensino que o professor seguia, falava que era um ensino muito moroso. A outra versão para o termino dos ensinos de Michelangelo, Domenico via que suas obras eram grandiosas, com ciúmes o mestre afasta Michelangelo de suas aulas, porem essa versão da historia não tem nenhuma confirmação, nada que nos leve a ter certeza.
Mas Domenico vê em Michelangeloalgo a mais e o manda para Florença, assim iria ter aulas com Lorenzo de Médici, homem de muitas posses, faz com que Michelangelo se sinta em sua própria casa, o colocando a disposição ate mesmo sua mesa junto com seus filhos, em seus 2 anos que estuda na escola de Lorenzo (1490/1492) ele é muito influenciado pelo clima que a cidade transmite. Esta em pleno renascimento italiano, a riqueza gregaesta estampada em todos os lados da Itália. Florença era uma grande produtora de artistas.
Ao falecer de seu mestre, sai da cidade e vai morar em Bolonha (1492), ficando por quatro anos, em 1496 é convidado a ir morar em Roma pelo cardeal San Giorgio. O cardeal compra uma escultura em mármore do artista e se impressiona essa obra era Cupido, neste tempo esculpe duas obras conhecidíssimas Pietá eBaco. No ano de 1501 volta a Florença e cria duas obras Davi e a Sagrada Família. Foi muito requisitado em varias obras, em 1503 foi convidado para fazer o tumulo papal, uma de suas obras que nunca fora terminada, pois sempre era requisitado para outras obras. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano.
Falece em 18 de fevereiro de 1564 com 89 anos de idade nacidade de Roma, deixando um grandioso legado para as futuras gerações, considerado ate hoje um gênio.


2. CONTEXTO HISTÓRICO

Bom para falar de alguém que marcou a historia, de alguma forma, primeiro precisamos saber de qual época essa pessoa participou. Não adianta nada escrever um texto enorme D. João VI se não falarmos sobre o império que Napoleão estava formando. Com Michelangelo não édiferente, para falar sobre ele é necessário expor o que foi o Renascimento.

O Renascimento, também conhecido como Renascença ou Renascentismo nasce na Europa, historiadores não concordam com a data de seu aparecimento, mas a uma linha de tempo que vai desde o final do século XIII ate meados do século XVII. Mas o que menos importa agora é a data exata de inicio e termino e sim saber que ele...
tracking img