Michelangelo e a arte renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MICHELANGELO: UM HOMEM DO RENASCIMENTO

Relatório de Pesquisa
apresentada à disciplina de
História Moderna I do Curso de
História – Licenciatura da
Universidade do Grande ABC

Orientador:Profª Ania Cavalcant



Introdução.

1. Concepção Artística antecessora a Michelangelo

1. 1. Trecento, Quatrocento e Cinquecento

2. Michelangelo, a beleza e os valoresrenascentistas

3. Pinturas e Esculturas que marcaram Michelangelo

Conclusão.

Bibliografia.

MICHELANGELO: UM HOMEM DO RENASCIMENTO

RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo destacar um perfeito representante do espírito renascentista que associou assim o homem um ser para ser conhecido e descrito. Conhecer Michalangelo e suas obras é conhecer e comprender a arte desse periodo quetestemunhou em cada traço das pinturas e escultura desse artista os valores da época: a dignidade, a racionalidade e a individualidade do ser humano.
Palavras-Chave: Arte, Renascimento, Michelangelo

INTRODUÇÃO
Pode-se afirmar , que é no século XIX que dá-se a construção intelectual do Renascimento. O movimento chamado renascimento nascerá numa cidade chamada Florença, na Itália.Otermo Renascimento trata de um período da história ao qual teria ocorrido um ressurgimento, nas artes e nas letras. O uso do termo só passou a ser usado a partir do século XIX, quando este passa a significar toda uma cultura desenvolvida entre os séculos XV e XVI e uma nova manifestação do pensamento oposta à da Idade Média e não como um simples movimento estilístico que conservava apenasdistinções nas técnicas artísticas.
"(...) a construção intelectual do Renascimento, como um despertar, um mundo de beleza, de elegância, de luz; uma época de homens plenamente  conscientes de si próprios, independentes, destemidos; superiores aos seus ancestrais medievais e até mesmo aos seus modelos antigos. Uma espécie de milagre, surgido do nada, teria da noite para o dia tomado a forma de umaexplosão de gênio e talento." (QUEIROZ, Teresa, 1995, p.14)

Muitos autores põem a dúvida se de fato existiu o renascimento, porém não dá para acreditar na inexistência de tal período, muitos são os fatos que marcam esse período; segundo Nicolau Sevcenko, o renascimento é marcado pelas suas pluralidades.
"Não há um Renascimento, há múltiplos. O mais característico desse fenômeno histórico é, pois, arica variedade das suas manifestações, assemelhadas algumas práticas e produções entre si, contrastante outras, convergentes ainda algumas e contraditórias inúmeras." (SEVCENKO, Nicolau, 1994, p.73)
Na arte renascentista se expressa concepções de mundo novas, surgidas com todas as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais oriundas da crise do feudalismo. Como os aspectos darenascença pode-se destacar o racionalismo (razão) e o abandono do mundo sobrenatural; o universalismo, caracterizado pela descoberta do mundo; o naturalismo, acentuando o papel da natureza; e ainda o individualismo, o antropocentrismo e o humanismo.

2. Concepção Artística antecessora a Michelangelo
Não pode porém dizer que a cultura Greco romana não tivesse influência na Idade Média, pode terocorrido um enfraquecimento da cultura clássica, mas nunca seu abandono.
“ As obras de arte por seu lado, provam que a Idade Média não tinha esquecido tanto, como durante muito tempo se julgou, certos temas e assuntos antigos (...) A própria arte gótica mergulhou raízes no tesouro da antiguidade.” (DELUMEAU, 1994, pag. 88)

Um artista muito ligado aos valores da antiguidade foi Giotto diBondone (1267-1337). Giotto fez a ligação entre a arte medieval e a renascentista, logo, também é considerado um dos precursores do Renascimento. As pinturas de Giotto começam a se identificar com uma visão humanística em meio a dinâmica sociedade do século XIII, com relações não tão entrelaçadas entre o senhor feudal e servo. O poder econômico e o comércio começam a surgir juntamente com a...
tracking img