Michael thonet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Na história da arte européia, o surgimento das academias de arte, a partir do século XVI, tem papel decisivo na alteração do status do artista, personificada por Michelangelo Buonarroti (1475 - 1564). Não mais artesãos das guildas e corporações, os artistas são considerados teóricos e intelectuais a merecer formação especializada.
É nesse momento que o termobelas-artes entra na ordem do dia como sinônimo de arte acadêmica, separando arte e artesanato, artistas e mestres de ofícios. É possível acompanhar, ao longo do tempo, aproximações e afastamentos entre belas-artes e artes aplicadas. Na arte moderna, quando a industrialização em curso e as novas tecnologias lançam o artesanato numa crise inédita, fazendo do artista um intelectual apartado da produçãoindustrial.
Na segunda metade do século XIX, na Inglaterra, teóricos e artistas reunidos no Arts and Crafts reafirmam a importância do trabalho artesanal diante da mecanização industrial e da produção em massa. Liderado por John Ruskin (1819 - 1900) e William Morris (1834 - 1896), o movimento tem grande inclinação pela reforma social e pelas questões político-econômicas, o que o impele àjunção entre arte e vida social. Com Morris, o conceito de belas-artes é rechaçado em nome do ideal das guildas medievais, onde o artesão desenhava e executava a obra num ambiente de produção coletiva.
O Arts and Crafts lança-se na recriação das artes manuais em plena era industrial, produzindo tecidos tingidos e estampados à mão, móveis, livros etc. Os padrões de Morris para papéis deparede são bastante conhecidos e ainda hoje comercializados. O Movimento de Artes e Ofícios está nas origens do Art Nouveau europeu e norte-americano ao nuançar as fronteiras entre arte e artesanato pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, embora as filosofias dos movimentos sejam distintas. Menos que uma atitude de recusa à indústria, a produção Art Nouveau coloca-se no seu interior,valendo-se dos novos materiais do mundo moderno (o ferro, o vidro e o cimento) e da racionalidade das ciências e da engenharia. Trata-se de integrar arte, lógica industrial e sociedade de massas, desafiando alguns princípios básicos da produção em série, por exemplo, o acabamento mais simplificado e o emprego de materiais industrializáveis.
Como indicam a arquitetura, o mobiliário, osobjetos e ilustrações realizados sob o signo do Art Nouveau, o estilo visa revalorizar a beleza, colocando-a ao alcance de todos. A articulação estreita entre arte e indústria, função e forma, utilidade e ornamento, parece ser o objetivo primeiro dos artistas.
Com o fim do movimento Art Nouveau, surge o Art Déco. O Art Déco surgiu como uma antítese do Art Nouveau. Onde este era pesado erebuscado, o Art Déco era limpo e puro. O estilo e aspectos do design Art Déco com suas linhas simples, de formas aerodinâmicas, difundiram-se em todos os aspectos da vida cotidiana da época. Todas as formas de artes e ofícios usavam este novo estilo. Incluindo arquitetura, vestuário, indústria, joalharia, móveis, utensílios, desenho de interior e qualquer coisa que se possa imaginar.
Suaslinhas, quando curvas, seguiam um arco bem definido e quando retas, tinham a precisão de uma régua. As linhas limpas, a aerodinâmica e a simetria, características encontradas no design Art Déco, tiveram como inspiração a indústria. Foi a era da máquina. O Art Déco podia ser alegre por um lado, e por outro, grave e prático. Refletia as mudanças do seu tempo. Modelos clássicos da antiga Grécia,artefatos egípcios, temas do Meio Oeste americano, a arte oriental, e uma grande variedade de outras influências são encontradas no Art Déco de forma estilizada. Mesmo usando o antigo como inspiração, este vinha sempre temperado com ingredientes novos.
Havia também uma preocupação com a baixa dos preços dos objetos de consumo e aprimoramento dos métodos de produção. Nos objetos de arte do...
tracking img