Micetoma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
a
Micetoma

É um quadro crônico de infecção da pele e tecido subcutâneo, podendo se estender por continuidade até o osso, caracterizado pela TRIADE:
1- Aumento de volume
2- Presença de fístulas3- Eliminação de grãos

Pode ser causado por fungos e actinomicetos, o que dá origem aos micetomas eumicóticos e actinomicóticos respectivamente. Os micetomas actinomicóticos são mais comuns. Ochamado GRÃO nada mais é que uma concreção granular formada por colônias do agente etiológico.

Epidemiologia
A maioria desses agentes são saprobos do solo e de vegetais e geram lesão após inoculaçãotraumática transcutânea. Por isso são mais localizados nas extremidades dos membros, principalmente nos pés. Eumicetomas são mais comuns em áreas que possuem menor índice de chuva, e osactinomicetomas em áreas com maior pluviosidade.

As lesões não são dolorosas e evoluem de forma lenta e progressiva. Contudo infecção bacteriana secundária ou expansão óssea pode causar dor. Em casos avançadosdeformidades e anquilose podem ocorrer. Pacientes imunocomprometidos podem desenvolver infecção invasiva.

Alguns textos tomam como sinônimo de eumicetoma o termo “micetoma maduromicótico”. Oseumicóticos, de uma forma geral, possuem baixa incidência e predominam nas zonas tropicais e subtropicais. A maioria dos casos ocorre em homens entre 20 e 45 anos, muitas vezes etilistas graves, desnutridose com história de traumas de repetição nas extremidades.

Pelo menos 23 espécies de fungos já foram implicadas como agentes de Micetoma. No Brasil, o agente mais implicado é o Madurellamycetomatis.

Os micetomas actinomicóticos (actinomicetomas) não são mais considerados doença do meio rural, e sim cosmopolita, ainda que mais prevalentes nas regiões tropicais e subtropicais. São muito maisfreqüentes que os anteriores e normalmente causados por actinomicetos aeróbios. No nosso meio a Nocardia braziliensis é o patógenos mais comumente implicado. Outros agentes implicados: Actinomadura...
tracking img