Micenas Integral Turma1

1086 palavras 5 páginas
Micenas
Isadora Sousa e Natália Pires
Arquitetura e Urbanismo
Integral/ 1° período/ Turma 1

• Relevo - Dominando a planície da Argólida, no Peloponeso, aos pés dos montes Sant'Elia e Zara, a acrópole de Micenas ocupa uma posição estratégica
• Língua - A escrita Linear B foi utilizada pelos povos micênicos derivada provavelmente da escrita denominada Linear A, que por enquanto ainda não foi decifrada. A Linear B foi encontrada talhada em algumas tabuinhas de argila e vasos nos palácios de Micenas

Localização

Micenas é um sítio arqueológico na Grécia, localizada a cerca de 90 km ao sudoeste de Atenas

Surgimento dos primeiros povos/política/religião/economia • A civilização micênica propriamente dita nasce durante a
Idade do Bronze Recente, por volta de 1600
• O sistema polítco e econômico era centrado na figura do rei, pouco sabe sobre a hierarquia social. Alguns especialistas sustentam que, abaixo dos reis, havia uma forte organização militar detentora de grandes lotes de terra. Os escravos, trabalhadores livres e comerciantes faziam parte da escala social baixa. Parte da economia era controlada pelos escribas que anotam as entradas e saídas de produtos, repartem os trabalhos e se encarregam da distribuição das rações. O dumate parece ser um tipo de intendente que supervisiona um domínio da economia.
• A questão religiosa para os micênicos o deus maior era Poseidon, que, curiosamente, eles adoravam como deus da terra.No final da época micênica, o deus principal passou a ser Zeus que era o protetor da dinastia real de Micenas.

Surgimento das cidades

• Os palácios começaram a ser construídos após 1450/1400. Localizavam-se em geral no topo de uma elevação e eram rodeados de casas e de enormes muralhas, classificadas de ciclópicas desde a Antiguidade. Ao redor dos palácios, no interior da cidadela, e também do lado de fora, junto às muralhas, havia várias casas de planta retangular e diversos cômodos.

A Acrópole de Micenas: 1. Lions
Gate. 2. sepulturas

Relacionados