Miastenia gravis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA
ANDERSON SARTOR PEDRONI

MIASTENIA GRAVE AUTO-IMUNE ADQUIRIDA

Caxias do Sul 2010

INTRODUÇÃO

A Miastenia Grave ou Miastenia Gravis é uma doença neuromuscular autoimune que causa fraqueza e fadiga anormalmente rápida dos músculos voluntários. A fraqueza é causada por um defeito na transmissão dosimpulsos dos nervos para os músculos. Há produção de autoanticorpos para o receptor de acetilcolina, encontrados na junção neuromuscular, que bloqueiam a transmissão neuromuscular. Acredita-se que os anticorpos orientam a internalização e a degradação intracelular dos receptores da acetilcolina. A doença raramente é fatal, mas pode ameaçar a vida quando atinge os músculos da deglutição e da respiração.Portanto, é de grande importância o fisioterapeuta ter conhecimento das características e das complicações desta doença para que possa ser prescrito o melhor tratamento possível visando a eficácia do tratamento.

MIASTENIA GRAVE

A miastenia grave auto-imune adquirida (MGAA) é uma doença caracterizada pelo funcionamento anormal da junção neuromuscular que acarreta episódios de fraquezamuscular. Na miastenia grave, o sistema imune produz autoanticorpos que atacam estes receptores de acetilcolina – receptores encontrados na junção neuromuscular. Os receptores lesados são aqueles que recebem o sinal nervoso através da ação da acetilcolina, um neurotransmissor responsável pela contração muscular, resultando assim no impedimento da contração. Como resultado, as fibras musculares afetadasacabam se atrofiando ou se degenerando, causando dificuldades para realizar movimentos como abrir e fechar os olhos, falar, mastigar, engolir, mover a cabeça, pegar, andar. Desconhece-se o que desencadeia o ataque do organismo contra seus próprios receptores de acetilcolina, mas a predisposição genética desempenha um papel essencial. Os anticorpos circulam no sangue e as mães com Miastenia Gravepodem passá-los ao feto através da placenta. Essa transferência de anticorpos produz a Miastenia Neonatal na qual o recémnascido apresenta fraqueza muscular que desaparece alguns dias ou algumas semanas após o nascimento.

Os sintomas variam de doente para doente, sendo os mais comuns:
    

Queda de uma ou ambas as pálpebras (Ptose palpebral); Desdobramento das imagens ou visão dupla(Diplopia); Fraqueza dos músculos que mobilizam os globos oculares (Estrabismo); Dificuldade em falar, com voz nasalada (Disfonia); Dificuldade em engolir, com regurgitação dos líquidos pelo nariz (Disfagia);



Fraqueza nos músculos da mastigação e tendência para ter a boca aberta;



Fraqueza

nos músculos

do

pescoço,

causando

dificuldade

de

sustentação da cabeça; 

Fraqueza dos músculos das pernas com dificuldade para subir degraus ou andar;



Fraqueza dos músculos dos braços com dificuldade para elevar os braços para pentear, barbear ou escrever;



Fraqueza dos músculos respiratórios, o que representa um perigo significativo;



Cansaço rápido depois de movimentos repetitivos.

Esta doença afeta mais comumente os músculos da face, comoos do globo ocular, causando muitas vezes visão dupla, ou os das pálpebras, causando ptose (“olhos caídos”), ou ainda o masseter, que comanda o maxilar, causando dificuldades na fala e na mastigação. A Miastenia Grave - e a fraqueza muscular que a acompanha - é consequência de uma falha na comunicação entre neurônios e músculos. Essa falha na comunicação pode ser resultado de vários fatores, comoo ataque de anticorpos ou ainda a falta de algumas proteínas não sintetizadas devido a mutações genéticas. Para entender a causa dessa falha de comunicação, primeiro é necessário compreender como que uma ordem para movimentar qualquer parte do corpo caminha do cérebro para os músculos.

Como o músculo funciona

- Para que um determinado músculo funcione, o cérebro emite um impulso...
tracking img