Mia couto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola EB 2,3 /S. Cunha Rivara de Arraiolos
Prof.
Português
2011/2012

Projecto de Leitura

Trabalho elaborado por:

Índice

Introdução 3
1. Resumo 4
2. Biografia do Autor 5
3. Retrato psicológico e social do protagonista/ Solidão na paisagem urbana 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
Anexos 9
Anexos 10

Índice de Ilustrações

Ilustração 1 - MiaCouto………………………………………………………………………………………………………..….9
Ilustração 2 – “Raiz de Orvalho” (1983) ……………………………………………………………………………………9
Ilustração 3 – “Vozes anoitecidas” (1986) ………………………………………………………………………………..9
Ilustração 4 - "Cada homem é uma raça" (1990) ……………………………………………………………………..9
Ilustração 5 - "O fio de Missangas" (2003) …………………………………………………………………………….…9
Ilustração 6 - "O país do queixa andar" (2003) …………………………………………………………………….…10
Ilustração 7 - "Vinte e Zinco" (1999)………………………………………………………………………………………10
Ilustração 8 - "A chuva pasmada" (2004) …………………………………………………………………………….…10
Ilustração 9 - "Jesusalém" (2009) ………………………………………………………………………………………..…10

Introdução

Este projecto foi realizado por sugestão da professora Paula Sande da disciplina de Português, no âmbito de desenvolvermos a nossa leitura e escrevermos melhor.
A professora deu aos alunos dois contos, “O Homem da rua” de Mia Couto e “Abrepara cá” de Jacinto Lucas Pires. Destes contos mencionados, nós, os alunos, teríamos de ler os dois e realizar o desafio proposto pela professora, relativamente àquele conto que nos sensibilizava mais. No meu caso foi o conto “O Homem da rua”.
Neste projecto irei começar por elaborar um pequeno resumo do conto, continuar com a biografia do autor e concluir com o retrato psicológico e social doprotagonista da narrativa.

1. Resumo

O conto começa por narrar a situação de alguém ir num carro, quando um homem agarrado a uma garrafa se atravessa na estrada e colide com o mesmo. O condutor sai de imediato do carro, para ver o estado do homem, após tal acidente.
O homem encontrava-se em bom estado sem qualquer fractura e ferimento, apesar de estar muito sujo e quase sem roupa,parecia um vadio. Este levantou-se atordoado sem saber para onde ir, mas voltou a cair. O condutor ao ver a situação voltou a socorrer, pois sentia-se culpado por toda aquilo que se tinha passado. O homem pediu desculpa por estar a fazer perder tempo ao condutor. Tentou metê-lo dentro do carro para levá-lo onde quisesse, mas o vagabundo recusou tal prestígio. Apoiou-se no ombro do condutor e foramandando pelo passeio.
O homem deitou-se sobre folhas caídas, e ficaram ambos a ver as luzes da cidade. Isto deu sono ao condutor e pensou em abalar, mas antes ofereceu dinheiro ao homem. Este recusou, pedindo apenas a sua companhia. O condutor ainda duvidou, mas sentia-se de tal forma culpado por o que tinha acontecido, que se deixou ficar. Ficaram os dois falar, admitindo o vagabundo que já há algumtempo que fazia aquele tipo de acidentes de propósito para poder falar com alguém.
O vagabundo já tinha satisfeito a sua necessidade, de falar com alguém, então disse ao condutor que já podia ir embora. Ele abalou mas ainda a sentir-se culpado, e mais abalado ainda por nem sequer o nome do homem saber.

2. Biografia do Autor

O autor do conto, escolhido por mim, é Mia Couto, seu verdadeironome António Emílio Leite Couto. Denominado Mia devido à dificuldade de pronunciar o seu nome, Emílio, em pequeno, então o seu irmão chamou-o de Mia. Um nome bem atribuído, já que o escritor é um aficionado de gatos. Nasceu a 5 de Julho de 1955 (56 anos) e é um escritor e biólogo moçambicano. Tem nacionalidade moçambicana porque os seus pais emigraram para Moçambique quando tinha poucos anos deidade. O seu género literário é realismo mágico e ficção histórica.
Deu a conhecer às pessoas os seus dotes literários com apenas 14 anos, no jornal “Notícias” da Beira, publicando alguns poemas da sua autoria. Prosseguiu os estudos até ao ensino superior que tirou medicina, mas não completou este curso...
tracking img