mg-17157430

1152 palavras 5 páginas
CADEIA DA DELL

Por longa data, a Dell se manteve na liderança do mercado mundial de computadores pessoais, impondo constantemente inovações e acelerando a velocidade evolutiva do setor. Na atualidade permanece entre as melhores cadeias de suprimentos do seu segmento e permanece na liderança, por exemplo, no segmento institucional no Brasil. Empresa foco: Dell computadores A empresa norte-americana Dell Computadores, fabricante de sistemas de computadores foi fundada na cidade de Round Rock, no Texas. Na atualidade possui mais de 60 mil colaboradores, espalhados pelo mundo, sete fábricas, incluindo uma fábrica no Brasil para atender toda a América Latina.

A empresa vende seus produtos e serviços em mais de 170 países e territórios e seu faturamento ultrapassa a dezenas de bilhões de dólares anuais. A empresa surgiu em 1984 com um capital inicial de US$ 1.000,00 e uma idéia sem precedente na área de computadores pessoais: eliminar intermediários que agregassem pouco valor para os produtos e vender sob medida para os clientes comercializando diretamente com os usuários finais. Nesse sentido, a empresa contribui em uma série de inovações não somente em termos de produto, mas principalmente de estratégias e na configuração de gestão de sua cadeia de suprimentos.

Para Fleury (2002), a cadeia de suprimentos Dell é certamente uma das cadeias que mais avançou no conceito de SCM, ao estabelecer um esquema de distribuição direta, oferecendo customização em massa e um grau tão avançado de parceria nas terceirizações que pode ser chamado de integração virtual em parceria com a Unysis, empresa de serviços de TI, que gerencia sua estrutura. O funcionamento da cadeia localizada no Brasil se dá da seguinte maneira. O cliente quando toma a decisão de compra do produto e ao confirmá-la, aciona toda a cadeia de suprimentos, via internet ou call center. O pedido aciona aos fornecedores que em um breve lapso de tempo, entrega o Kit de componentes, aplicando a estratégia de

Relacionados