meustrabalhos

2307 palavras 10 páginas
PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE

Fundamentos Filosóficos da Educação

Introdução

Com este trabalho esperemos que possamos mostrar a importância da filosofia para a educação, onde através de reflexões, observações e questionamentos minuciosos referentes ao saber podemos chegar a melhorias nos métodos de ensino das instituições escolares. A filosofia busca proporcionar ao individuo passar por superações de dificuldades e viver em harmonia em sociedade e um estado de satisfação.

Notavelmente buscamos também mostrar a contribuição da filosofia para a construção do cidadão crítico, que não aceita todas as coisas impostas, mas que possa debater, dar sua opinião e mostrar ser contrário ou favorável em dada situação, ou seja, que não fique de braços cruzados, mas que haja em plena convicção dos seus anseios e necessidades.

Tivemos a oportunidade de refletir sobre os aspectos que envolvem a filosofia como ciência a ser estudada profundamente que equivale a fazer testes e descobrir novas formas de aprimoramento da educação.

Filosofia (do grego Philossophia: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. É o estudo de problemas relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Na sociedade, o homem esta desde o nascimento cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir. A filosofia é uma reflexão sobre o saber e tudo que envolve questionamento.
A importância da filosofia na

Relacionados

  • Meustrabalhos
    1335 palavras | 6 páginas
  • MeusTrabalhos
    5504 palavras | 23 páginas