meus

1633 palavras 7 páginas
Pensando criticamente com a Psicologia

“Os psicólogos, como todos os cientistas, usam o método científico para constituir teorias q organizam as observações e inferir hipótese passíveis de testagem” (Psicologia. Myers, David G.)

Conceitos:
Conhecimento de senso comum -> Esse conhecimento mistura e recicla vários saberes e os reduz a um tipo de teoria simplificada produzindo uma indeterminada visão do mundo, de um modo precário não especializado, não comprovado. Exemplos:
Menina histérica (sem conhecimento científico do que significa histeria)
Ficar neurótico (sem conhecimento do que é neurose)
Acho que vou surtar (sem saber a gravidade do que é um surto)Obs.: o senso comum se apropria do conhecimento da ciência sem se preocupar com o sentido verdadeiro, ou se é real.
Conhecimento científico -> A ciência tem uma característica fundamental: ela aspira a objetividade. O conhecimento científico tem que ser passível de verificação, e isento de emoção, a fim de tornar-se válidas para todos. São características do conhecimento científico:
Ter um objeto específico de pesquisa
Linguagem rigorosa
Métodos e técnicas específicas
Processo acumulativo do conhecimento
Objetividade e meios de testá-lo
Exemplo: Sociologia -> sociedade Psicologia -> homem

Conceito de Hipótese
Hipótese é uma palavra resultante da justaposição dos termos gregos "hypo" (debaixo) e "thesis" (tese), cujo significado nessa língua era atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis.

“Uma boa teoria não só parece atraente. Ela precisa conter predições analisáveis, chamadas hipóteses” (Psicologia. Myers, David G.)

Na língua portuguesa, uma hipótese designa qualquer suposição de algo verosímil, possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão. Popularmente, o termo é geralmente utilizado como sinônimo de "chance" ou "possibilidade" de algo acontecer, como por exemplo, na frase "o colega afirmou que já não

Relacionados