Meus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pinta preta do mamoeiro - Asperisporium caricae (Speg.)
Os primeiros sintomas são observados na parte inferior das folhas mais velhas. Aí o fungo desenvolve frutificações pulverulentas que formammanchas pequenas, escuras, geralmente menores do que 4mm de diâmetro, circulares, ligeiramente angulosas, de coloração escura.

[pic]
A pinta preta, também conhecida em algumas regiões como varíolado mamoeiro, é uma doença muito comum tanto em pomares comerciais como em pomares domésticos. Constitui-se, hoje, na doença fúngica mais importante da cultura, pela depreciação do aspecto comercial dafruta e pela exigência de muitas aplicações de pesticidas para o seu controle, na maioria das vezes obedecendo um programa de aplicações com recomendação para cada período do ano. O fruto manchado nãoé comercializado para o mercado externo ou para o mercado interno mais exigente e, quando comercializado para o consumidor menos exigente, sofre grande desvalorização comercial. 

AGENTE CAUSAL EHOSPEDEIROS 

O agente causal da doença é o fungo anamórfico Asperisporium caricae, cuja fase perfeita é Mycosphaerella caricae, que ataca especificamente espécies do gênero Carica. 

SINTOMAS Os primeiros sintomas são observados na parte inferior das folhas mais velhas. Aí o fungo desenvolve frutificações pulverulentas que formam manchas pequenas, escuras, geralmente menores do que 4mm dediâmetro, circulares, ligeiramente angulosas, de coloração escura. Na parte superior correspondendo a esta lesão formam-se lesões semelhantes de coloração pardo-clara envolvidas por uma pequenadepressão e halo amarelo. Com o progresso da doença várias lesões se juntam, amarelecendo a folha e formando, em seguida, extensas áreas necrosadas. As folhas são afetadas de maneira ascendente sendo que,em épocas em que as condições de clima são propícias, o desenvolvimento da doença é acelerado e até as folhas mais superiores são afetadas. 

Os primeiros sintomas nos frutos verificam-se quando...
tracking img