Meus

497 palavras 2 páginas
Pinta preta do mamoeiro - Asperisporium caricae (Speg.)
Os primeiros sintomas são observados na parte inferior das folhas mais velhas. Aí o fungo desenvolve frutificações pulverulentas que formam manchas pequenas, escuras, geralmente menores do que 4mm de diâmetro, circulares, ligeiramente angulosas, de coloração escura.

[pic]
A pinta preta, também conhecida em algumas regiões como varíola do mamoeiro, é uma doença muito comum tanto em pomares comerciais como em pomares domésticos. Constitui-se, hoje, na doença fúngica mais importante da cultura, pela depreciação do aspecto comercial da fruta e pela exigência de muitas aplicações de pesticidas para o seu controle, na maioria das vezes obedecendo um programa de aplicações com recomendação para cada período do ano. O fruto manchado não é comercializado para o mercado externo ou para o mercado interno mais exigente e, quando comercializado para o consumidor menos exigente, sofre grande desvalorização comercial.

AGENTE CAUSAL E HOSPEDEIROS

O agente causal da doença é o fungo anamórfico Asperisporium caricae, cuja fase perfeita é Mycosphaerella caricae, que ataca especificamente espécies do gênero Carica.

SINTOMAS

Os primeiros sintomas são observados na parte inferior das folhas mais velhas. Aí o fungo desenvolve frutificações pulverulentas que formam manchas pequenas, escuras, geralmente menores do que 4mm de diâmetro, circulares, ligeiramente angulosas, de coloração escura. Na parte superior correspondendo a esta lesão formam-se lesões semelhantes de coloração pardo-clara envolvidas por uma pequena depressão e halo amarelo. Com o progresso da doença várias lesões se juntam, amarelecendo a folha e formando, em seguida, extensas áreas necrosadas. As folhas são afetadas de maneira ascendente sendo que, em épocas em que as condições de clima são propícias, o desenvolvimento da doença é acelerado e até as folhas mais superiores são afetadas.

Os primeiros sintomas nos frutos verificam-se quando

Relacionados