Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DSAU
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
DISCENTE – GEISIANE RIOS CARNEIRO
DOCENTE – PATRÍCIA NAVARRO

Resenha dos textos“Você tem cultura?” e “Uma pergunta, muitas respostas”.

O texto de Roberto da Matta, “Você tem cultura?”, apresenta duas vertentes sobre o que é a cultura. Para alguns, ela é caracterizada peloacúmulo de informações, ou a capacidade de acumular essas informações acerca de tudo que acontece no mundo, de leituras realizadas, ou até mesmo pelos títulos conquistados – graduações universitárias, porexemplo. Nessa linha de raciocínio, a cultura é vista como um instrumento que vai identificar determinado grupo social servindo, inclusive, como um fator discriminatório, já que àqueles que não seassemelharem vai estar à margem de um determinado grupo.
Já para outras pessoas, a cultura é encarada enquanto senso-comum. Sendo, por exemplo, um comportamento de um determinado grupo social que habitauma determinada comunidade, a exemplo dos costumes herdados, tradições e modo de ser ou agir em um dado grupo social.
Para os estudos antropológicos, entretanto, o termo cultura é abrangente, poisinclui toda atividade criativa do homem, de modo que não é pertinente dizer que exista uma sociedade que seja eleita como superior, ou que sirva como modelo. O que existe são culturas diferentes. Casocontrário, estar-se-ia elegendo a superioridade de determinado grupo sobre outro e contribuindo para o surgimento de um discurso de dominação.
O texto de José Carlos Rodrigues, “Uma pergunta, muitasrespostas”, discorre sobre uma série de questionamentos em torno da origem do Homem que são feitos para os antropólogos, esperando que respostas certeiras sejam dadas. Para esses questionamentos oautor acredita não haver resposta, mas sim respostas. Na busca pela descoberta da origem humana é possível, para o autor, se chegar a conclusão de que não há uma única verdade que contemple...
tracking img