Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila da Especialidade de Cães

2009
Apostila da Especialidade de Cães

Izaque Agueiro -Diretor Associado- 12ª Região- ASM- UCOB Clube de Desbravadores Diamante de Sangue-Campo Grande-MS 6/6/2009 Clube de Desbravadores Diamante de Sangue-Campo Grande-MS

Especialidade de Cães

Cães
Introdução.
As origens do surgimento do cão doméstico baseiam-se em suposições, por se tratar deocorrências de há milhares de anos atrás. Uma das teorias é a de que os cães domésticos surgiram há 10.000 anos atrás por seleção artificial de filhotes de lobos cinzentos e chacais que viviam em volta dos acampamentos humanos pré-históricos, alimentando-se de restos de alimentos ou carcaças deixadas como resíduos pelos caçadorescolectores. Os seres humanos perceberam que havia certos lobos que seaproximavam mais do que os outros e reconheceram certa utilidade nisso, pois eles davam alarme da presença de outros animais selvagens, como outros lobos ou grandes felinos. Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para esses acampamentos humanos, na tentativa de serem criados ou domesticados. Com o passar do tempo, os animais que, ao atingirem a fase adulta, se mostravam ferozes,não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes ao ser humano, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda do acampamento. Isto levou eventualmente à criação dos cães domésticos. Deste modo, postula-se quemuitas das características dos cães, como a lealdade ao dono e o instinto territorial e de caça, foram herdados do comportamento em alcateia característico do lobo. Diz-se também que a importância do cão para o ser humano seja muito maior do que imaginamos.

Os sentidos dos cães

Lobo Cinzento.

Os cães pertencem a família dos canídeos, da qual fazem parte também, os lobos. Esta família depredadores possui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha.

*Olfato
Os cães possuem trinta vezes mais sensores olfativos que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros.

*Audição
O cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. O animal écapaz ainda de ouvir ultra-sons que chegam até 60Khz, considerados inaudíveis para o ser humano (que os escutam até 20Khz, por exemplo).

*Visão
A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça. Os cães, assim como todos os mamíferos não-primatas, são ditos dicromatas e nãoconseguem enxergar a cor verde.

1. Dar o nome científico do cão doméstico.
R; Canis lupus familiares. A publicação do manual Espécies de Mamíferos do Mundo, em que os autores D.E Wilson e D. A. M. Reeder sustentam que a diferença genética entre lobos e cães é menor que 0,2%, confirmou o consenso da
Clube de Desbravadores Diamante de Sangue-Campo Grande-MS

Especialidade de Cães

comunidadecientífica de que o lobo e o cão são do mesmo gênero e da mesma espécie Canis lupus. Isso significa que o cão doméstico surgiu do lobo e que deste é, no máximo, uma raça ou variedade ou uma subespécie. Por causa disso, o antigo nome científico do cão Canis familiaris, dado por Linaeus em 1758, foi trocado para Canis lupus familiaris.

2. Citar cinco características peculiares da família dos cães.R; Amoroso, fiel, companheiro, persistente, vigilante.

3. Identificar, a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, cinco membros selvagens da família dos cães.
Raposa do Ártico Cão Selvagem Africano Chacal

Coiote

Lobo Guará

4. Identificar, a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, vinte e cinco diferentes raças de cães com pedigree.
Pedigree é o nome...
tracking img