Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil e outros países emergentes discutem mudanças climáticas no Rio
RIO DE JANEIRO - Delegações de Brasil, África do Sul, Índia e China (países que formam o grupo de potências emergentes Basic) sereúnem a partir desta sexta-feira, 23, no Rio de Janeiro para discutir o desenvolvimento das negociações internacionais sobre a mudança climática.

O encontro entre peritos, pesquisadores enegociadores precederá a IV Reunião Ministerial do Basic, que será realizada neste domingo e nesta segunda-feira, também no Rio. Os principais negociadores do Basic em matéria ambiental debaterão asresoluções definidas na Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, cuja última edição foi realizada em dezembro, em Copenhague.

Após o fracasso das negociações na Dinamarca, os ministros dosquatro países emergentes analisarão no Rio as estratégias a serem seguidas na próxima cúpula sobre o tema, que será organizada pela ONU entre 29 de novembro e 10 de dezembro em Cancún, no México.

Adivisão global do espaço de carbono será uma das principais questões tratadas, segundo o Ministério do Meio Ambiente brasileiro.

O Protocolo de Kyoto e os tratados criados nas cúpulas seguintes daConvenção-Quadro estabelecem que os países desenvolvidos devam limitar e reduzir suas emissões de carbono, mas não fazem referência aos países em desenvolvimento.

Os países desenvolvidos acusam osque estão em vias de desenvolvimento de não estar sujeitos a nenhum tipo de legislação, o que os deixa livre para manter um crescimento industrial ilimitado.

Por sua vez, os países em vias dedesenvolvimento alegam que o aquecimento global é culpa dos desenvolvidos, que tiveram um crescimento descontrolado da indústria e agora devem se responsabilizar por isso.

Nesse sentido, outro dostemas centrais da reunião será a equidade no debate internacional, no qual os países emergentes reivindicam espaço diante das grandes potências que tradicionalmente regem as discussões.

A Índia,...
tracking img