Meus trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Os gases estão por toda parte: no ar que respiramos, nos balões das festas de aniversários, nos cilindros de gás usados por mergulhadores, na camada de ozônio que protege a Terra, na poluição atmosférica por meio dos gases tóxicos presentes nas fumaças das fábricas e dos carros, etc. Enfim, os gases possuem um papel muito importante na nossa vida..
Uma vez que nãoconseguimos ver os gases, é necessário entender o comportamento de suas moléculas, suas propriedades e quais são as variáveis que os influenciam.
Muitos cientistas se dedicaram ao estudo dos gases e suas conclusões são muito úteis hoje em dia. Elas tornaram possível compreender, principalmente, problemas ligados à poluição atmosférica e como evitá-los.Desenvolvimento :

* Características Gerais dos Gases:
Os gases são compostos extremamente importantes para a origem e manutenção da vida na Terra, como mostra o caso do oxigênio que respiramos. Por outro lado, eles também são responsáveis pela ameaça à existência do planeta e da humanidade, o que pode ser visto na poluição atmosférica e nas suas conseqüências, como o “efeito estufa”, oaquecimento global e as chuvas ácidas.
Além disso, os gases também são muito usados em processos necessários do cotidiano, tais como no enchimento de pneus dos automóveis, nos fogões para cozinhar comida e em reações nos laboratórios e indústrias químicas.
Essas informações nos mostram que estudar as principais características dos gases é imprescindível, pois, com isso, é possível entender osproblemas ambientais que estamos enfrentando, prover meios de sustentar e salvar vidas, fabricar novos produtos para o dia a dia e assim por diante.
Os gases são compostos de partículas minúsculas, que podem ser átomos ou moléculas. Mas, visto que não é possível visualizar esses componentes dos gases, o seu comportamento e as suas características baseiam-se num modelo ideal (teoria cinética dosgases).
Assim, as principais características dos gases ideais são:
Suas partículas encontram-se bastante afastadas umas das outras, movimentando-se continuamente de maneira desordenada. Esse movimento veloz dos gases é denominado deagitação térmica, pois conforme se aumenta a temperatura do sistema, mais rápido as partículas irão se movimentar.
A velocidade das partículas do ar atmosférico emcondições normais de temperatura e pressão é de aproximadamente 1400 km/h.

• Devido a essa movimentação, as partículas dos gases estão constantemente chocando-se umas com as outras e com as paredes do recipiente. Esses choques contra as paredes do recipiente exercem uma determinada força por unidade de área, que é a pressão exercida pelo gás. Além disso, esses choques ocorrem de formaperfeitamente elástica, o que significa que ocorrem sem variação da energia cinética total;

• Os gases possuem grande expansibilidade e compressibilidade, portanto, o seu volume será exatamente o volume do recipiente em que estão contidos. Quando não estão em um recipiente, eles não possuem forma definida nem volume constante;

• Os gases possuem massa. Quando a massa de um gás é igual à sua formano estado líquido ou no sólido, ele ocupa um volume muito maior do que se estivesse em algum desses dois estados físicos;

• Eles são menos densos que os sólidos e os líquidos;
• Possuem grande dilatabilidade com a variação da temperatura, ou seja, dilatam-se ao receber calor;

• Um gás sempre se mistura uniformemente com outros gases. Um exemplo é o ar, que é uma mistura de vários gases,sendo que os principais são o gás nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2);

• As variáveis de estudo dos gases são a pressão, o volume e a temperatura.
Essas características ocorrem perfeitamente em um gás ideal e não em um gás real, porque na prática, quando a pressão está muito elevada e/ou a temperatura está muito baixa, o volume do gás diminui e as partículas ficam próximas umas das outras,...
tracking img