Meus tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
NEAD- Núcleo de Ensino a Distância

MARCELA SUELY MODESTO GONÇALVES

AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GOIANÉSIA DO PARÁ
2011
MARCELA SUELY MODESTO GONÇALVES

AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado para integralização de trabalho de Graduação, do Curso de Licenciatura em pedagogia do centro universitário Leonardo da Vinci – INIASSELVI.Professor (a) tutor (a) Externo:
Tiesse Teixeira Junior

GOIANÉSIA DO PARÁ
2011
SUMÁRIO

Definição do tema:.............................................................................................03
Objetivos gerais e específicos:..........................................................................04Justificativa:.......................................................................................................05
Metodologia:......................................................................................................06
Fundamentação Teórica:...................................................................................07
Referências:.......................................................................................................08Cronograma:......................................................................................................09.


AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivos Gerais
A primeira infância das crianças exige carinho e cuidado, mas para que a pessoa humana realize plenamente seu potencial, deve haver também, desde o nascimento, um processo educativo que ajude a construir suas estruturas afetivas,sociais e cognitivas. Educação infantil é mais do que cuidar de crianças. É abrir a elas o caminho da cidadania.
Hoje, estudos mostram que o potencial humano não se define de antemão: nos três primeiros anos de vida a criança forma mais de 90% de suas conexões cerebrais, por meio da interação do bebê com estímulos do meio ambiente. Essas novas idéias e a luta por um mundo mais justo passaram ademandar novas políticas, que criassem, para todas as crianças - inclusive as que apresentam necessidades educacionais especiais - contextos afetivos, relacionais e educativos favoráveis. Isso é tarefa da educação infantil, e demanda: projeto pedagógico na creche e na pré-escola; atuação de profissionais capacitados; participação da família e da comunidade.

Objetivos Específicos
Criançasdiagnosticadas com Síndrome de Asperger (SA) apresentam um desafio especial no sistema educacional. Vistos tipicamente como excêntricos e peculiares pelos colegas, suas habilidades sociais inatas freqüentemente as levam a serem feitas de bode expiatório. Desajeitamento e interesse obsessivo em coisas obscuras contribuem para sua apresentação "ímpar". Crianças com SA falham no entendimento das relações humanase regras do convívio social; são ingênuos e eminentemente carentes de senso comum. Sua inflexibilidade e falta de habilidade para lidar com mudanças leva esses indivíduos a ser facilmente estressados e emocionalmente vulneráveis. Ao mesmo tempo, crianças com AS (na maioria rapazes) tem freqüentemente inteligência na média ou acima da média e tem memória privilegiada. Sua obsessão por tema únicode interesse pode levar a grandes descobertas mais tarde na vida. Talvez abordar o tema da inclusão escolar nos dias atuais, represente mais a expressão de um anseio de que pessoas portadoras de quaisquer deficiências possam estar em escolas regulares, que a revelação de uma idéia clara acerca de ações que indiquem como, devera ser implantada de modo efetivo.
Nesse contexto, discutir a inclusão étarefa, no mínimo, desafiadora, uma vez que implica em dizer o que já foi dito tantas vezes e aquilo que, entretanto, ainda resta por dizer. Penso que em se tratando de inclusão, faz-se necessário pensar para além da esfera dos portadores de deficiências e avançar na discussão da relação que a escola estabelece com o “diferente”, identificável a partir de um padrão previamente definido.

A...
tracking img