Meus ficheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Docentes: . Dra. Isabel Clímaco (responsável) . Dr. Luís Lopes . Dra. Carla Henriques . Dr. Sara Sousa
ISCAC – Ano lectivo 2009/10

1

ECONOMIA – é o estudo da forma como as sociedades utilizam recursos escassos para produzir bens com valor e da forma como estes são distribuídos Esta definição tem subjacente dois conceitos fundamentais: - a escassez e a eficiência Numa situação de abundânciatodos os bens seriam livres, todos os preços seriam zero e não haveria mercados. A teoria económica não seria necessária. Mas a realidade é um mundo de escassez e os desejos dos indivíduos são ilimitados, o que torna fundamental a existência de eficiência

2

1

Eficiência - é a utilização mais racional dos recursos escassos numa sociedade de desejos ilimitados A contribuição da ciênciaeconómica consiste em compreender e explicar o mundo da escassez e orientar a organização da sociedade de forma a que haja uma utilização o mais eficiente possível dos recursos A Microeconomia - é o ramo da ciência económica que estuda o comportamento de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias A Macroeconomia – estuda o desempenho global de uma economia
3

Melhorar ascondições de vida e o bem estar das populações: - Rendimentos mais elevados significam melhores condições de vida. - Países com rendimentos mais elevados têm maiores capacidades para investir em diferentes áreas e assegurar um maior acesso a condições básicas e não só. - Com o crescimento económico, geram-se recursos libertando o indivíduo para outras actividades como as de lazer. O funcionamentolivre de mercado não gera necessariamente uma distribuição do rendimento socialmente aceitável. É necessário encontrar um equilíbrio entre a disciplina de mercado e os programas sociais dos governos.
4

2

A economia positiva descreve os factos de uma economia (exº impacto dos avanços tecnológicos sobre a produtividade dos factores). A economia normativa envolve juízos de valor e normas deequidade. - Não existem respostas únicas (muito menos certas ou erradas). - Não analisam apenas factos mas envolvem sobretudo princípios éticos e valores ⇒ envolvem decisões de ordem política.
5

A Economia de Mercado é aquela em que os indivíduos e as empresas privadas tomam as decisões mais importantes sobre a produção, distribuição e consumo. A Economia Dirigida é aquela em que o governo tomatodas as decisões importantes sobre a produção, distribuição e consumo.


Nas economias actuais as 2 categorias anteriores são situações extremas. A situação mais próxima da realidade são as Economias Mistas (possuem elementos das economias dirigidas e elementos das economias de mercado).

6

3

Nas economias actuais as decisões são tomadas maioritariamente nos mercados privados, mas oEstado desempenha um papel importante na supervisão do funcionamento de mercado: - Exemplos da intervenção do Estado na economia são: a publicação de leis que regulam a actividade económica, promovendo certas áreas como a saúde, a educação, a defesa e segurança pública, controlo da poluição, etc.. A maior parte das sociedades, com maior ou menor grau de intervenção do Estado, funciona numa EconomiaMista.
7

A Mão Invisível e a Concorrência Perfeita: A Concorrência Perfeita – acontece em mercados em que nenhum agente económico, consumidor ou produtor, é suficientemente forte para afectar o preço de mercado. A Mão Invisível – aplica-se a mercados que funcionam em concorrência perfeita (ou perfeitamente concorrenciais), com uma afectação eficiente de recursos. Existem, contudo, situaçõesque se afastam da concorrência perfeita: são as Falhas de Mercado (ou imperfeições de mercado) e que exigem a intervenção do Estado.

8

4

As principais falhas de mercado:
1) A Concorrência Imperfeita – quando um agente económico, comprador ou vendedor, pode influenciar o preço de mercado.

2) As Externalidades – ocorrem quando um consumidor impõe custos ou benefícios sobre terceiros...
tracking img