Meus exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
A LÓGICA E SUA HISTÓRIA 2
LÓGICA A SUA NECESSIDADE 3
LÓGICA 3
NOÇÕES DE LÓGICA E MATEMÁTICA 4
IDÉIA 4
ARGUMENTO 4
ARGUMENTO DEDUTIVO: 5
ARGUMENTO INDUTIVO 5
PROPOSIÇÃO 6
TIPOS DE PROPOSIÇÃO 6
CONECTIVOS 7
TABELA VERDADE 9
CLASSIFICAÇÃO DE TABELAS VERDADE 14
OPERADORES 16
OPERADORES ARITMÉTICOS 16
OPERADORES RELACIONAIS 16
OPERADORES LÓGICOS 17
FUNÇÕES MATEMATICAS 19ATIVIDADES 21
VARIÁVEIS 26
TIPOS DE VARIÁVEIS E DECLARAÇÕES 26
IDENTIFICADORES 26
VARIÁVEIS GLOBAIS E LOCAIS 27
COMANDO DE ATRIBUIÇÃO 27
ATIVIDADES 28
Algoritmo 31
PORTUGOL 33
PRIORIDADES DE MONTAGEM DO ALGORITMO 34
Prioridade 34
ATIVIDADES 34
ALGORITMOS DIRETOS 35
ATIVIDADES 37
COMANDO DE DECISÃO - SINTAXE SE 44
ATIVIDADES 47
COMANDO DE DECISÃO MÚLTIPLA – CASO 55
ATIVIDADES 57
LAÇOSDE REPETIÇÃO - ENQUANTO 58
ATIVIDADES 59
LAÇOS DE REPETIÇÃO – REPITA 64
ATIVIDADES 70
VETORES 71
ATIVIDADES 73
MATRIZES 74
ATIVIDADES 76
EXERCÍCIOS DE REVISÃO 77
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 84



A LÓGICA E SUA HISTÓRIA




A lógica é a ciência do pensamento correto. Mesmo que tudo o que se permita afirmar dentro da lógica seja supostamente verdadeiro em determinadocontexto, as mesmas afirmações podem resultar falsas se aplicadas ao mundo real. Os filósofos da lógica afirmam que, "para entender o que realmente acontece no mundo, precisamos entender o que não acontece". Com essa idéia em mente, podemos considerar lógicos os conjuntos de declarações que possuem a propriedade de ser verdadeiros ou falsos independentemente do tempo ou lugar que ocupam no universoconsiderado. O cálculo proposicional, que é o subconjunto da lógica matemática mais diretamente envolvido nesse processo, formaliza a estrutura lógica mais elementar do discurso definindo precisamente o significado dos conectivos e, ou, não, se...então, senão e outros.
A lógica como linguagem de programação de computadores, comenta-se os principais usos e aplicações das linguagens baseadas nalógica, relata-se os resultados mais significativos obtidos ao longo dos dez anos do controvertido projeto japonês para o desenvolvimento dos denominados "Computadores de Quinta Geração" e, por fim, se tenta antecipar as perspectivas mais promissoras da pesquisa neste ramo do conhecimento científico.
A lógica teórica, também conhecida como lógica simbólica ou matemática, é uma extensão dométodo formal da matemática. O grande progresso conseguido no campo da matemática desde da antiguidade vem-se apoiando, pelo menos em parte, na utilização de linguagens formais de raciocínio.
A mais recente contribuição lógica à sociedade foi sua utilização nas ciências da computação.Mas a clássica estava exposta na serie de tratados de Aristóteles (382-322 a.C) conhecida como “Organon”,instrumento da ciência.Ali o filosofo grego procurava mostrar como se pode extrair conclusões validas de princípios dados, privilegiando o que se convencionou como lógica formal.
A lógica de Aristóteles foi incorporada ao pensamento religioso e metafísico em geral por Tomás de Aquino (1225-1274), e por isso abandonada pelo pensamento critico predominante no Ocidente a partir do Renascimento.
Ouso da lógica na representação dos processos de raciocínio remonta aos estudos de Boole (1815-1864) e de Morgan (1806-1871), sobre o que veio a ser mais tarde chamado "Álgebra de Boole". Como o próprio nome indica, esses trabalhos estavam mais próximos de outras teorias matemáticas do que propriamente da lógica. Deve-se ao matemático alemão Göttlob Frege no seu "Begriffsschrift" (1879) aprimeira versão do que hoje denominamos cálculo de predicados, proposto por ele como uma ferramenta para formalizar princípios lógicos. Esse sistema oferecia uma notação rica e consistente que Frege pretendia adequada para a representação de todos os conceitos matemáticos e para a formalização exata do raciocínio dedutivo sobre tais conceitos, o que, afinal, acabou acontecendo.
No final do...
tracking img