Meu trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimento científico
O conhecimento científico é um produto resultante da investigação científica. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida ,mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.
O que se deve chamar de método científico, portanto,é aquele conjunto de procedimentos não padronizados adotados pelo investigador, orientados por postura e atitudes críticas e adequadas á natureza de cada problema investigado. O que se aceita chamar de método científico é a forma crítica de produzir o conhecimento científico, que consiste na proposição de hipóteses bem fundamentadas e estruturadas em sua coerência teórica (verdade sintática) e napossibilidade de serem submetidas a uma testagem crítica severa (verdade semântica) avaliada pela comunidade científica(verdade pragmática).


Conhecimento científico relacionado a
Engenharia de Pesca


Anchoveta

Nome cientifico: Engraulis ringens
Nome Comum: AnchovetaNome FAO: Anchoveta peruana
Classificação cientifica:
Unidos : Animália
Filo : Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem : Clupeiformes
Família: Engraulidae
Sexo: Engraulis
Espécies : E.ringens
Características
A anchova é uma espécie pelágica,sua cor varia do azul escuro para verde no dorsal e prata na barriga,de tamanho pequeno,com corpo comprimido ligeiramente alongado,tem cabeçalonga,olhos grandes e de lábio superior estendendo-se para um focinho .
  Vivem em cardumes, em águas de superfície frias que variam entre 16°e 23°C no verão e de 14° a 18°C no inverno.São encontradas até 180 km de distância da costa peruana, tem um teor elevado de gordura, com muitos ácidos gorduroso encontrados no Omega-3 e no Omega-6.
Aspectos biológicos:
a)idade e crescimento
É um tipo depeixe com crescimento rápido,sua entrada na pesca e dada quando atinge um tamanho entre 8 a 9 cm de comprimento.Vive cerca de 3 anos e geralmente atinge ate 20 cm de comprimento.
b)reprodução
A anchoveta tem sexos separados,atinge a maturidade sexual aos 12 cm,sua reprodução se da mediante dos ovos produzidos pelas fêmea que são fertilizados pelos machos na água e o seu embrião se desenvolve do ladode fora do corpo da fêmea .
A desova da anchova é quase anual,com dois períodos de intensidade,principalmente no inverno (entre agosto e setembro) e no verão (fevereiro e março)
c)alimentação
A anchova é planctófaga por excelência, ou seja, alimenta exclusivamente de plâncton (fitoplâncton e zooplâncton).
Durante o El Niño, a anchova alimenta-se principalmente de copépodes(crustáceos) eeufausídeos , diminuindo o consumo de fitoplâncton em sua dieta.
Pesca
a)frota e equipamentos
A pesca da anchova se realiza ao longo da costa peruana.A sua captura se realiza com embarcações de arrasto comumente conhecidas como bolicheras que usam redes com malha de 13 mm e pelas embarcações artesanais.
b)histórico de captura (1950-2005)
A serie histórica de capturas de anchoveta desde 1950 a2005 mostra um crescimento importante das capturas depois do El Niño em 1982 a 1983,com o máximo em 1994,diminuindo por efeito do El Niño em 1997 a 1998, seguida por uma rápida recuperação em 1999 e em 2000 mantendo-se constante em 2004 a 2005.

Nas últimos 7 anos (2005 a 2012) o histórico de captura da anchoveta vem se oscilando devido ao impacto ambiental ocasionado pelo fenômeno El Niño.REFERÊNCIAS
http://es.wikipedia.org/wiki/Engraulis_ringens

http://www.fao.org/fishery/species/2917/en

http://www.imarpe.pe/imarpe/archivos/articulos/imarpe/recursos_pesquerias/adj_pelagi_adj_pelagi_anch_mar07.pdf

http://www.arcauniversal.com/comportamento/reflexao/noticias/a-definicao-de-fe-15113.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A9

http://www.antares.com.br/yaohushua/fe01.htm...
tracking img