Meu trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em administração

Ana aline Chimirre
cintia gisele castilho gregorio souza
Daniele aparecida camargo peppino di foggi
gisele marciano
natália zapparoli

COPA DO MUNDO 2014:
Oportunidades e desafios para pequenas empresas

São Carlos
2012

COPA DO MUNDO 2014:
Oportunidades e desafios para pequenas empresas

Produção textual emgrupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de bacharelado em administração.

Orientadores: Profs. Samara Headley
Marcelo Silveira
Wilson Sanches
Márcia Bastos


São Carlos
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TIPOLOGIA TEXTUAL 5
2.2 COMO O ENUNCIADOR VÊ AQUELECOM QUEM FALA E AQUILO SOBRE O QUE FALA 5
2.3 ETHOS – UMA PERCEPÇÃO QUE VAI ALÉM DA SUPERFÍCIE 6
2.4 LINGUAGEM ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO
Um evento como uma Copa do Mundo, proporciona a um país uma ótima oportunidade para vários ramos da economia, negócios, empreendimentos, etc. Com eles também surgem vários questionamentos de como e oque fazer para aproveitar a realização e proximidade de um evento como esse. Neste momento, os administradores podem exercer papel muito importante para que o planejamento de qualquer atividade atinja seus objetivos, e alcance o sucesso desejado.
Este texto trata-se de reflexões a cerca de um estudo de caso, realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing, preparado por Prof. Marcus S.Piaskowy (2009). Este estudo de caso tem o título de “A Copa do Mundo é Nossa”, e trata-se de um caso fictício de uma empresa de transporte executivo, sediada em Salvador (BA), que vê na Copa do mundo de 2014 a possibilidade de crescimento por meio da segmentação e desenvolvimento de contatos internacionais.
Diante disso, apresentou-se uma proposta de criação desta produção textual, como parte dosrequisitos de avaliação do curso de Bacharelado em Administração, na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), com os objetivos de:

* desenvolver o pensamento sistêmico e interdisciplinar;
* utilizar o método do estudo de caso, que é uma abordagem metodológica de investigação utilizada quando procuramos compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos;
*proporcionar ao aluno o contato com as principais técnicas administrativas, especialmente aquelas que são apresentadas neste semestre que consiste em: planejar, organizar, dirigir e controlar as diversas fases de um empreendimento;
* propor aos alunos a entender a sociologia como uma ferramenta adequada para a compreensão da realidade social;
* fazer os alunos perceberem a importância de umaleitura crítica da realidade social.

Procurou-se, através de um roteiro prévio, identificar as principais ideias contidas no texto, propondo soluções em casos específicos da empresa identificada na história.
DESENVOLVIMENTO
A realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil trará pontos positivos e negativos. Os pontos positivos seriam a movimentação da economia na área turística do país,melhorias na infraestrutura nas cidades sedes, tais como reformas em aeroportos, rodovias, hospitais, investimento em segurança, saúde, transporte, reforma e construção de estádios. A parte negativa seria que alguns estádios poderiam se tornar “elefantes brancos”, ou seja, se tornarem poucos utilizados após a Copa do Mundo e gerar gastos aos seus proprietários.
A cidade tende a crescer, o governo vaiinvestir em infraestrutura e em mobilidade. Com o aumento do fluxo de turistas presentes na cidade, espera-se trazer um aumento na rede de turismo e hotelaria. Oferecer um serviço de altíssima qualidade aos turistas e empresários, com um transporte de qualidade, pode se tratar de uma grande oportunidade de trabalho e investimento durante o evento.
A base para a produção deste texto, como...
tracking img