Meu titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Energia Alternativa ?
A energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, dos quais há uma provisão finita e que não pode serreposta.
As fontes de energia alternativa incluem as energias solar, vento, água, biomassa, madeira, inútil, geotérmica, entulho, energia termal fotovoltaica, e solar. As fontes de energia não renováveis incluem o carvão, o óleo e o gás natural.
Os países de todo o mundo, principalmente as superpotências, estão em uma busca desenfreada para fazer com que a conhecida energia verde (alternativa)possa representar uma significativa parcela no cenário energético, tais energias podem ser compreendidas como a energia solar, energia eólica e, apesar da polêmica do Japão, a energia Nuclear.
Em uma avaliação realizada entre 38 países a partir de 15 indicadores relacionados ao desenvolvimento de empresas de soluções ecológicas pela consultoria Cleantech e o grupo ambientalista WWF, onde foramavaliados parâmetros como políticas públicas e regulações, incentivos financeiros privados, estímulos acadêmicos, investimentos privados no setor, número de patentes ambientais registradas, entre outros, foi montada uma relação dos 10 países que são líderes em Energia Alternativa, são eles:
• Dinamarca
• Israel
• Suécia
• Finlândia
• EUA
• Alemanha
• Canadá• Irlanda
• Coréia do Sul
• Londres
Energia Solar
Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia dos oceanos são formas indiretas de energia solar. Além disso, a radiação solar pode ser utilizada diretamente como fonte de energia térmica, para aquecimento de fluidos e ambientes e para geração de potência mecânica ou elétrica. Pode ainda serconvertida diretamente em energia elétrica,por meio de efeitos sobre determinados materiais, entre os quais se destacam o termoelétrico e o fotovoltaico.
O aproveitamento da iluminação natural e do calor para aquecimento de ambientes, denominado aquecimento solar passivo,decorre da penetração ou absorção da radiação solar nas edificações, reduzindo-se, com isso, as necessidades de iluminação eaquecimento. Assim, um melhor aproveitamento da radiação solar pode ser feito com o auxílio de técnicas mais sofisticadas de
arquitetura e construção.
Células Fotovoltaicas
A luz visível pode ser convertida diretamente em eletricidade por uma tecnologia da era espacial chamada célula fotovoltaica, também chamada célula solar. A maior parte de células fotovoltaicas são feitas de uma substânciacristalina chamada silicone, um dos materiais mais comuns da Terra. As células solares são tipicamente feitas ao cortar um grande cristal de silicone em bocados delgados e juntando dois bocados distintos com propriedades eléctricas diferentes, juntamente com arames para permitir aos elétrons viajar entre camadas. Quando a luz solar atinge a célula solar, os elétrons viajam naturalmente de uma camadapara a outra através do arame devido às propriedades diferentes dos dois bocados delgados de silicone.
Uma única célula pode produzir apenas quantidades muito pequenas da eletricidade – apenas o suficiente para iluminar uma lâmpada ou uma calculadora a luz. Todavia, são utilizadas células fotovoltaicas individuais em muitos aparelhos eletrônico pequenos como relógios e calculadoras.
TabelasFotovoltaicas
Para captar e converter mais energia do sol, as células fotovoltaicas são ligadas para formar tabelas fotovoltaicas. Uma tabela é simplesmente um grande número de células únicas unidas por fios. Ligadas em conjunto numa tabela, as células solares podem produzir bastante eletricidade para fazer trabalho a sério! Muitos edifícios geram a maior parte das suas necessidades eléctricas...
tracking img