Meu pé esquerdo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E O FILME “MEU PÉ ESQUERDO”

O filme conta a história de Christy Brown, filho de uma humilde família irlandesa, que nasceu com paralisia cerebral. Quando dorecebimento da notícia do nascimento do filho deficiente, o filme evidencia a decepção, revolta, insegurança e o sentimento de impotência do pai, Sr. Brown.

O convívio com sua família foi bastantepositiva, onde o pai autoritário, característica normal para a época, não depositava muita esperança em seu filho devido as suas impossibilidades motoras acreditando que o mesmo possuía deficiênciamental. No entanto, quando Christy escreveu rabiscos no chão segurando um giz em um dos seus pés, toda a família se envolveu de alegria.

Entendemos tais atitudes da época, pois mesmo nos diasatuais percebemos a falta de orientação referente às diferentes deficiências e suas implicações, que no contexto da paralisia cerebral vemos pessoas sem nenhum comprometimento cognitivo (exemplo visto nofilme). Christy possuía movimentos involuntários, com espasmos, tremores, características da paralisia tipo atetósico (evidentes nas dificuldades quando sentado em sua cadeira de rodas), que pelonúmero de membros afetados identificamos uma tliplegia (coordenação apenas no pé esquerdo).

Chisty ao aceitar a ajuda de uma médica que, com uso de técnica da logopedia, fez com que elemelhora-se sua fala (até então só sua mãe o entedia) e assim podendo ajudar até mesmo financeiramente sua família após a morte de seu pai, desta forma, percebemos a forte influência da família nodesenvolvimento de Christy, que se desenvolveu profissionalmente, amorosamente e socialmente. Sendo assim, devemos todos nos conscientizarmos da responsabilidade e do quanto à qualidade da relação entre família eo filho com deficiência influenciará no seu bem-estar físico, mental, psicológico e social. Entretanto, com muito esforço e persistência, unindo a vontade de viver com necessidade de se expressar,...
tracking img