Meu guri

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Discursiva do Texto
Analisaremos o texto, com base na estrutura lingüística e extralingüística que contém contexto de produção, recepção e circulação. O texto tem como título O MeuGuri, composto por Chico Buarque de Holanda, tem como gênero musical MPB e foi publicada em 1981.
Nesse período o país passava por uma ditadura militar, em que os meios de comunicação foram censurados,escondendo assim da população a realidade que a mesma vivia. Nessa época inicia-se a marginalização infantil, onde crianças e adolescentes são incentivadas a entrar cada vez mais cedo no mundo docrime por conta da sua realidade socioeconômica.
A história da música retrata em forma de poema, narrativo descritivo na 1º pessoa, uma situação que se iniciou nas favelas do Rio Janeiro, por volta de1968 no período ditatorial, onde crianças e adolescentes enxergam no mundo do crime uma oportunidade para uma melhora de vida. Chico Buarque usava suas músicas indiretamente como forma de protesto,mostrando uma realidade caótica do país. Como na época o meio de comunicação mais acessível era o rádio, suas músicas por ter um caráter critico foram censuradas.
A música narra a vida de doispersonagens, uma mãe completamente alienada, analfabeta, ingênua e desesperada, pois concebeu um filho que já nasceu com cara de fome e nem nome tinha para lhe dar, este por sua vez ao crescer na miséria,sentiu-se na obrigação de sustentar a casa, usando o roubo como meio mais fácil de conseguir as coisas para encabular a mãe, havendo uma inversão de papéis. A análise do contexto engloba os discursossocial, econômico, cultural, religioso e político, ou seja, é um contexto plurisotópico.
No decorrer da música, o filho deixa mais explícito o seu “batente”, e a mãe mostra cada vez mais orgulhosa edeslumbrada, principalmente quando em um dos seus carregamentos ele a presenteia com uma bolsa e uma penca de documentos para finalmente ela se identificar, até o momento em que seu guri aparece...
tracking img